.

Estado reúne mais de 900 pessoas para debater fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Seminário promovido pelo Ministério da Saúde acontece em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e faz parte da série de encontros nos estados e distrito
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Estado reúne mais de 900 pessoas para debater fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Seminário promovido pelo Ministério da Saúde acontece em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e faz parte da série de encontros nos estados e distrito federal. No Paraná, participam representantes dos 399 municípios.

Mais de 900 pessoas participam nesta nesta terça e quarta-feira (19 e 20) do seminário que debate estratégias e ações voltadas ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) – que é o atendimento feito nos municípios. Denominado “APS nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado”, o seminário é promovido pelo Ministério da Saúde e reúne no Expo Trade, em Pinhais, profissionais e gestores da saúde, além de representantes dos 399 municípios paranaenses.

São realizadas palestras, oficinas e atendimentos especializados para gestores, visando ampliar a resolutividade e a qualidade da atenção à saúde em todo o território.

“Este é um momento importante de diálogo e construção conjunta com o Ministério da Saúde e os representantes dos municípios do Paraná”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Nosso objetivo é fortalecer a Atenção Primária, garantindo mais proximidade com a população e qualidade no cuidado em saúde”.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

No encontro, são apresentados avanços expressivos no Paraná nas áreas de saúde digital, planificação da saúde, saúde bucal, boas práticas na saúde da família, dentre outros. Outro tema são mudanças promovidas pelo Ministério da Saúde no financiamento da Atenção Primária. “O cuidado em saúde acontece nos territórios”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

“Por isso, é essencial que gestores e equipes compreendam as mudanças no financiamento da Atenção Primária, para registrar corretamente a produção nos sistemas nacionais. Esse processo garante mais recursos, fortalece a integração com os serviços especializados e consolida a Rede de Atenção à Saúde em todo o Paraná”, afirmou. 

O encontro integra uma série de eventos presenciais que estão sendo promovidos nos estados e no Distrito Federal. Durante o evento serão realizadas oficinas práticas sobre o uso de indicadores de qualidade da APS, que orientam ações mais resolutivas, humanizadas e integradas no cuidado à população.

A programação também servirá para troca de experiências e apresentação de boas práticas de diferentes regiões do País.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.