O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), apresentou no mês de junho uma queda considerável na coleta de leite, o que tem comprometido os estoques e consequentemente o atendimento a todos os bebês que dependem desse alimento tão essencial.
Durante o mês de junho foram coletados 279,8 litros de leite humano, dos quais 224,8 litros foram distribuídos para atender 148 recém-nascidos internados na UTI Neonatal e outros setores da instituição.
A necessidade diária continua alta e o volume de doações não está favorável para manter a regularidade no atendimento a todos os bebês prematuros e de baixo peso. O HUOP convida a imprensa local a conhecer o trabalho do Banco de Leite Humano (BLH) e ajudar na propagação da campanha de conscientização e na mobilização da população, por meio da divulgação.
O leite materno é fundamental para a recuperação e o desenvolvimento dos bebês hospitalizados, e uma única doadora pode fazer a diferença na vida de muitos.
Como doar
Mães interessadas em doar leite e que residem em Cascavel podem entrar em contato pelo telefone (45) 3321-5243 para receber orientações sobre coleta e armazenamento, além do agendamento da coleta pelo carro do Banco de Leite.
Aquelas de outros municípios da 10ª Regional de Saúde também podem participar, entrando em contato com o Banco para receber as instruções sobre como fazer a doação no posto de saúde local. A doação será transportada para o Banco de Leite por uma das ambulâncias que trazem pacientes a Cascavel.
Sobre o Banco de Leite
Desde 1998, o HUOP tem se dedicado ao apoio ao aleitamento materno e, em setembro de 2005, recebeu o título de hospital amigo da criança, concedido pela Unicef e o Ministério da Saúde. O objetivo do Banco é ajudar mães que enfrentam dificuldades com a amamentação, oferecendo orientação qualificada sobre doação de leite e cuidados com a saúde infantil.
O leite doado passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, sendo distribuído com qualidade certificada para bebês internados no HUOP e em outros hospitais da região.