O estudante Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, morador de Jesuítas, no Oeste do Paraná, morreu após se afogar em um rio na cidade de Nackawic, no distrito de New Brunswick, no Canadá. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) nesta terça-feira (17).
Victor participava do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná para estudantes da rede estadual de ensino. Ele estava no país acompanhado da família canadense que o acolhia e de uma colega também intercambista.
Segundo a Seed, o adolescente foi dado como desaparecido na segunda-feira (16), após entrar no rio. Equipes de resgate da polícia canadense iniciaram as buscas logo após o ocorrido. A morte foi confirmada oficialmente nesta terça.
A secretaria informou que está prestando apoio à família do estudante, com orientações sobre os trâmites legais, consulares e logísticos, além de enviar um representante da pasta ao Canadá para acompanhar o caso de perto. O Governo do Paraná também articulou, junto à Polícia Federal, a emissão emergencial de passaportes para os pais de Victor, caso optem por viajar ao país.
O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, lamentou a perda:
“Era impressionante a sua capacidade de dedicação, comprometimento com os seus estudos. Por onde ele passou foi sempre um aluno exemplar, reconhecido pelos seus colegas, professores, pedagogas e diretores. Hoje é um dia de muita dor para a educação no Paraná.”
A Seed declarou luto em toda a rede estadual de ensino e manifestou solidariedade aos familiares e amigos.