.

Exposição no Espaço Cultural resgata trajetória da Assembleia Legislativa do Paraná

Mostra reúne documentos do Arquivo Público do Paraná que resgatam marcos da política estadual desde 1853.
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Exposição no Espaço Cultural resgata trajetória da Assembleia Legislativa do Paraná

Mostra reúne documentos do Arquivo Público do Paraná que resgatam marcos da política estadual desde 1853.
Exposição no Espaço Cultural resgata trajetória da Assembleia Legislativa do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná lançou nesta segunda-feira (15), no Espaço Cultural da Casa, a exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná”. A mostra reúne documentos e peças do Arquivo Público do Paraná que retratam marcos importantes da política estadual desde a emancipação do Paraná, em 1853.

“Fico feliz em ser a proponente desta exposição na Assembleia. O Arquivo Público guarda a nossa história e precisamos fazer com que as pessoas a conheçam. Temos uma história muito bonita e espero que as pessoas venham visitá-la”, declarou a deputada Marli Paulino (SD).

De acordo com o presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), a exposição permite reviver a trajetória da instituição. “Hoje a Assembleia vive o melhor momento da sua história, mas é importante que saibamos todo o caminho percorrido. Aprovamos leis relevantes e fomos — e continuamos sendo — protagonistas do desenvolvimento do nosso Estado”. O primeiro-secretário, Gugu Bueno (PSD), também participou do evento.

Entre os destaques estão a cópia da Lei Imperial nº 704, que oficializou a criação da Província do Paraná, a Lei nº 33, que instituiu o Arquivo Público, além de anais legislativos do final do século XIX, atas de eleições do século XX e registros sobre a atuação de Rosy de Macedo, primeira deputada estadual e pioneira na participação feminina na política.

Fabiana Bergman, diretora do Arquivo Público do Paraná, destacou a importância da preservação. “Não há como pensarmos em um futuro melhor sem resgatar o passado. São documentos que, muitas vezes, as pessoas não imaginam que estão aqui. Também enfrentamos dificuldades para mantê-los, exigindo um trabalho sério de gestão documental, conservação e catalogação, a fim de garantir que a nossa história continue sendo contada”.

A exposição também apresenta itens simbólicos, como a máscara mortuária de Zacarias de Góes e Vasconcellos, primeiro presidente da Província e fundador da Assembleia Provincial. A peça foi produzida com tecnologia da NAPI, em parceria com a SETI e o Arquivo Público.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

O secretário de Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, também participou do evento. “É necessário resgatar a história do nosso Estado, de suas figuras políticas e de fatos importantes. Esta exposição é uma pequena amostra do que temos no Arquivo Público, que boa parte da população desconhece”, afirmou. Ao final da abertura, menções honrosas foram entregues ao secretário Luizão e à diretora Fabiana.

A exposição segue até a próxima sexta-feira (19).

Serviço:

Exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná”

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Horário: 9h às 18h

Iniciativa: deputada Marli Paulino (SD), com acervo do Arquivo Público do Paraná

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 292
Última edição

Edição de 19/09/2025

Publicada em 19/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.