O serviço de acolhimento, Família Acolhedora, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, está com inscrições abertas para famílias interessadas em acolher adolescentes que precisaram ser afastados de suas famílias de origem, por estarem sofrendo algum tipo de violação de direitos.
O programa, criado em 2004, é o principal serviço de proteção a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção. Atualmente, mais de 150 crianças e adolescentes estão acolhidos em 130 famílias cadastradas. No entanto, há uma demanda crescente de acolhimento específico para adolescentes, o que reforça a necessidade de novas famílias participarem da iniciativa.
As famílias acolhedoras oferecem um ambiente seguro, estável e afetuoso até que seja possível o retorno à família de origem ou a adoção, quando indicada pela Justiça. Para participar, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas de antecedentes criminais.
Além do acompanhamento técnico realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social, as famílias recebem capacitação, bolsa-auxílio para despesas e isenção do IPTU.
Interessados podem procurar diretamente a sede do Serviço Família Acolhedora, na Rua Porto Alegre, 557, Bairro Pioneiros Catarinenses, e se cadastrar a qualquer momento.
O acolhimento de adolescentes é um gesto de solidariedade que pode transformar vidas: tanto de quem acolhe, quanto de quem é acolhido