Na tarde desta quinta-feira, (17), o auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico foi palco de um evento histórico: o lançamento da Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos (FPEAI), a terceira entidade do gênero a ser criada no Brasil.
A iniciativa surge com o objetivo de consolidar e expandir ações esportivas e recreativas inclusivas, promovendo saúde, socialização e autonomia de pessoas idosas de todo o estado.
Segundo o presidente da FPEAI, Luciano da Silva, a entidade pretende atuar de forma articulada com governos e associações, criando um calendário de competições e atividades adaptadas.
“Temos a proposta de contribuir cada vez mais para a qualidade de vida do idoso, formalizando as competições voltadas para este público, por meio de parcerias com o poder público. Hoje estamos vivendo algo inédito na História do desporto paranaense e nada melhor que este evento estar sendo realizado em Toledo, que possui uma estrutura fantástica no esporte adaptado para a pessoa idosa”, pontua o dirigente, que é professor de Educação Física, área na qual tem licenciatura e bacharelado, além de pós-graduação em Educação Física Escolar.
O ato – prestigiado por lideranças desportivas e comunitárias de 21 municípios de várias regiões do Paraná – contou com a presença do vice-prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, que representou o prefeito Mario Costenaro no evento. Em sua fala, ele ressaltou a importância de políticas públicas focadas na pessoa idosa.
“É um orgulho muito grande para nós, que temos excelência em espaços esportivos, receber o ponto de partida desta federação, que abrange sete modalidades coletivas e quatro individuais. Com a expectativa de vida crescendo, o poder público precisa olhar com mais carinho para este público e o esporte é uma importante ferramenta na promoção de qualidade de vida. Quanto maior é o incentivo à prática de atividades físicas, menor é a presença de pessoas da ‘melhor idade’ na fila dos postos de saúde”, analisa.
Além do presidente da FPEAI e do vice-prefeito de Toledo, também compuseram a mesa de honra: os presidentes das câmaras de vereadores de Toledo (Gabriel Baierle) e de Missal (Elias Andrade); o titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Jozimar Polasso; o vice-presidente (Gelson Luis Mielke Lunkes), a tesoureira (Ana Caroline Rodrigues), a advogada (Carla Elaine Mohr) e os colaboradores da federação (Carine Mess e Marcos Cesar Carvalho); o Diretor do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa da Smel, Wellington Cassio Barbosa da Silveira; a coordenadora do Programa Pessoa Idosa em Movimento, da Smel, Adilma Boffo dos Santos. Os vereadores Jairo Cerbarro e Professora Marli também marcaram presença na solenidade.
Jozimar destaca que a escolha de Toledo em sediar o lançamento da FPEAI é de grande importância. “É um momento ímpar para Toledo, pois, a partir desta federação, outras mais poderão surgir Brasil afora, abrindo caminho para a criação de uma confederação”, observa. “Esta entidade vai propiciar a integração entre os municípios, além da integração das regras para a prática dos esportes adaptados para a pessoa idosa dos esportes adaptados”, comenta.
Apresentações
Antes das falas das autoridades, foi entoado o hino nacional, momento que foi precedido pelo desfile das bandeiras do Brasil, do Paraná, de Toledo e da FPEAI. Após os pronunciamentos, a mesa de honra foi desfeita e todos foram convidados a acompanhar uma apresentação sobre os objetivos e a missão da entidade, explicando a importância da prática de atividade física para a saúde e bem-estar das pessoas idosas.
Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de pessoas idosas que praticam esportes adaptados. Por fim, houve uma ação de divulgação sobre as atividades que a federação planeja realizar nos próximos meses.
”Uma vez lançada, a federação vai começar o seu trabalho com a formação de árbitros e, em seguida, começará a organizar os campeonatos de modalidades, como o voleibol câmbio, o handebol por zona e o basquete relógio”, explica o presidente da FPEAI. “Toledo, inclusive, vai ser a sede do primeiro curso também para formação de árbitros e também do primeiro campeonato paranaense de vôlei câmbio e vôlei no escuro”, anuncia Luciano, que estuda a possibilidade de transferir a sede da entidade, atualmente instalada em Itaipulândia, para Toledo.