Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que, a um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos. Nas oito simulações de 1º turno, o pré-candidato à reeleição tem entre 35% e 43% das intenções de voto.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não pode participar do pleito, tem o melhor resultado contra o petista entre os nomes da direita testados. Bolsonaro teria 26%, contra 35% de Lula. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por sua vez, aparece com 21%, em um cenário no qual representa o campo, ante 36% do petista. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), soma 18% e 19%, a depender da lista de nomes, enquanto Lula marca, respectivamente, 39% e 42%.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), por sua vez, marca entre 23% e 15% em diferentes cenários contra Lula e outros nomes da direita. O parlamentar que vem articulando nos EUA sanções contra o Brasil e autoridades tem afirmado ter intenção de disputar, o que tem gerado atritos no bolsonarismo.
Intenção de voto para presidente – 1° turno