O prefeito Renato Silva protocolou nesta sexta-feira (15), no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, o Plano Plurianual (PPA). O documento é a ferramenta principal de planejamento da administração municipal e estabelece as diretrizes, objetivos e metas para o período de 2026 a 2029, servindo como um guia para todas as ações do governo.
O PPA é um dos três instrumentos que compõem o planejamento orçamentário da cidade, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). Diferente das outras peças, que têm vigência anual, o PPA abrange quatro anos, permitindo que a gestão organize investimentos e políticas públicas de médio prazo.A previsão de receita do município está na ordem R$ 2,8 bilhões em 2026.
O secretário de Planejamento e Gestão, Fernando Scalon, explica que o PPA é o documento mais importante para orientar as ações do governo. “É para garantir que a cidade tenha um norte claro a seguir nos próximos anos. Estamos protocolando dentro do prazo legal, cumprindo com a nossa atribuição e deixando para a Câmara o trabalho de análise e votação”.
Com a entrega, o projeto segue para a apreciação dos vereadores. A Câmara terá um prazo para discutir, propor eventuais alterações e votar o texto, que, uma vez aprovado, passa a reger a execução orçamentária e as políticas públicas municipais até o fim da atual gestão e início da próxima.
Galeria de Imagens


