O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realiza em 19 de setembro uma primeira live orientativa voltada aos municípios paranaenses. O encontro vai auxiliar na construção do Plano Municipal dos Direitos da Mulher, a partir das propostas elencadas nos territórios durante as conferências municipais.
A iniciativa compõe o trabalho de assessoramento técnico da secretaria e busca fortalecer a governança das políticas públicas para mulheres nas cidades. O Guia Orientativo para a implantação de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), Conselhos e Planos Municipais será a base da discussão, oferecendo subsídios para gestores locais avançarem na organização e institucionalização dessas políticas.
Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, live é um passo estratégico na consolidação da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no lugar onde elas vivem.
“Com o Plano Municipal, conseguimos alinhar as demandas locais com os compromissos estaduais e nacionais, garantindo que as mulheres tenham acesso a ações estruturadas e contínuas. A live será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e reforçar a importância dessa construção coletiva”, destacou a secretária.
A coordenadora de Fomento ao Protagonismo Feminino da Semipi, Adriana Siuta Lemos, afirmou que o encontro online busca alcançar todas as gestoras técnicas municipais da política da mulher e conselheiras.
“Queremos orientar os municípios na elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Mulher, trazendo uma contextualização sobre como um bom planejamento pode fortalecer as ações voltadas às mulheres. Também preparamos um guia orientativo para as participantes poderem compreender melhor os passos necessários e aproveitar o encontro para tirar suas dúvidas”, explicou Adriana.
A transmissão será pelo canal oficial da Semipi no YouTube e o conteúdo ficará disponível posteriormente. Durante a live, os municípios terão acesso a um documento elaborado pela Semipi que reúne orientações práticas para implantação de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), Conselhos Municipais e Planos Municipais dos Direitos da Mulher.
MUNICÍPIOS COM PLANO – Ao todo, 37 municípios paranaenses já elaboraram e implantaram o Plano Municipal dos Direitos da Mulher. A expectativa, após o apoio técnico com a realização da live, é que todas as cidades do Paraná passem a ter um plano elaborado para colocar em prática.
Galeria de Imagens

