.

Integração metropolitana de Curitiba é ampliada com nova conexão no Tatuquara

A linha metropolitana Araucária/Fazenda Rio Grande, que existe desde abril de 2022, agora conta com embarque e desembarque no Terminal Tatuquara, atendendo a uma demanda

Integração metropolitana de Curitiba é ampliada com nova conexão no Tatuquara

A linha metropolitana Araucária/Fazenda Rio Grande, que existe desde abril de 2022, agora conta com embarque e desembarque no Terminal Tatuquara, atendendo a uma demanda antiga dos moradores da região, em uma parceria entre a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e a prefeitura.
Integração metropolitana de Curitiba é ampliada com nova conexão no Tatuquara

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), realizou na manhã desta terça-feira (29) em parceria com a Prefeitura de Curitiba o lançamento da integração da linha metropolitana Araucária/Fazenda Rio Grande ao Terminal Tatuquara, em Curitiba. A medida amplia a conectividade entre os municípios da Região Metropolitana e facilita o deslocamento dos trabalhadores que circulam diariamente entre as três cidades.

A linha metropolitana, que existe desde abril de 2022, agora conta com embarque e desembarque no Terminal Tatuquara, atendendo a uma demanda antiga dos moradores da região. Com isso, os usuários não precisam mais se deslocar até o Terminal do Pinheirinho para realizar a conexão entre Araucária e Fazenda Rio Grande.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou o papel estratégico da integração para a mobilidade urbana regional. “Essa é mais uma entrega do Governo do Estado para facilitar a vida de quem depende do transporte coletivo. A integração no Terminal Tatuquara era uma demanda clara da população, que agora poderá economizar tempo, reduzir custos e ter mais conforto no deslocamento diário”, afirmou Santos.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A ação é fruto da articulação entre a Amep e a Urbanização de Curitiba (Urbs) – empresa que gerencia o transporte coletivo na capital -, que realizaram reuniões técnicas e avaliações operacionais para viabilizar a nova conexão.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também esteve presente no lançamento e ressaltou os benefícios diretos para os passageiros. “Essa integração vai ajudar muito na rotina dos passageiros que precisam ir e voltar dos municípios vizinhos. Estamos atendendo a uma demanda da comunidade e fortalecendo a parceria com o Governo do Estado para melhorar a mobilidade na capital e na região metropolitana”, afirmou Pimentel.

Com a nova integração, a linha metropolitana Araucária/Fazenda Rio Grande poderá dobrar o número de passageiros transportados. A expectativa é de que cerca de mil usuários sejam beneficiados diariamente. A linha opera em dias úteis com 24 partidas e frequência de 35 minutos nos horários de pico.

A integração no Terminal Tatuquara será monitorada nas próximas semanas, e poderão ser realizados ajustes operacionais conforme a demanda de passageiros.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.