JEPs definem campeãs da ginástica artística para competições nacionais

As classificadas da categoria de 11 a 12 anos – Letícia Mendes Caminha, Laura Araújo Ferreira e Alice Muller de Moura – garantiram vaga nos

JEPs definem campeãs da ginástica artística para competições nacionais

As classificadas da categoria de 11 a 12 anos – Letícia Mendes Caminha, Laura Araújo Ferreira e Alice Muller de Moura – garantiram vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Já na faixa etária de 13 a 15 anos, Maria Clara Rodrigues assegurou a primeira vaga para os Jogos da Juventude, em Brasília.
JEPs definem campeãs da ginástica artística para competições nacionais

A fase final da ginástica artística dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) aconteceu no sábado (5), no ginásio da modalidade da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em Curitiba. A disputa envolveu mais de 40 atletas, dobrando o número de participantes em relação à edição de 2024, e definiu as ginastas que irão representar o Estado nas competições nacionais deste ano.

As classificadas da categoria de 11 a 12 anos – Letícia Mendes Caminha, Laura Araújo Ferreira e Alice Muller de Moura – garantiram vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem entre 7 e 28 de outubro, em Uberlândia (MG). Já na faixa etária de 13 a 15 anos, Maria Clara Rodrigues assegurou a primeira vaga para os Jogos da Juventude, em Brasília, que serão entre 10 e 26 de setembro. A segunda vaga será definida após análise técnica, devido ao empate entre as atletas Lara Geovana Alves e Ághata Luise da Silva.

Para a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, o crescimento na adesão é reflexo direto do incentivo à modalidade. “Foi muito importante e muito satisfatório saber que dobrou o número de participantes de 2024 para 2025. Isso mostra que estamos conseguindo fomentar a ginástica artística no Paraná, que é uma modalidade difícil de ser implantada por conta dos equipamentos. A expectativa é que nossas atletas representem muito bem o Paraná em Uberlândia e em Brasília”, afirmou.

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), Dayane Camillo, também celebrou o avanço da modalidade nos Jogos Escolares. “Do ano passado para este ano, já tivemos um aumento expressivo no número de ginastas. Em 2024 foram 20, e neste ano tivemos 44 inscritas. Isso mostra que a ginástica artística no Paraná está crescendo cada vez mais, e é isso que queremos. Estamos muito felizes com o resultado e agora vamos rumo aos campeonatos nacionais”, disse.

A competição reuniu atletas de diversas escolas e municípios paranaenses e foi dividida nas provas individuais gerais e por aparelhos – salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. As notas finais foram utilizadas para a definição das classificadas, conforme critérios estabelecidos pelo Comitê Técnico da modalidade.

Os resultados completos estão disponíveis AQUI .

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.