.

Polêmica: Justiça do Paraná autoriza transfusão em bebê contra vontade dos pais

Decisão em Maringá garante direito à vida de criança de três meses após negativa dos pais, Testemunhas de Jeová, ao procedimento.
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Polêmica: Justiça do Paraná autoriza transfusão em bebê contra vontade dos pais

Decisão em Maringá garante direito à vida de criança de três meses após negativa dos pais, Testemunhas de Jeová, ao procedimento.
Decisão judicial garante transfusão em bebê internado em Maringá | Foto: Imagem ilustrativa

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu tutela de urgência autorizando a realização de transfusão de sangue em um bebê de três meses internado em Maringá. A criança, diagnosticada com Trissomia do 21, cardiopatia congênita, dengue grave e sepse, teve o procedimento recusado pelos pais, adeptos da religião Testemunhas de Jeová.

O pedido partiu do hospital, diante do risco iminente de morte. Relatórios médicos apontaram necessidade de monitoramento contínuo, com possibilidade de transfusão imediata para evitar descompensação cardiovascular, intubação e agravamento do quadro.

Fundamentação da decisão

Ao analisar o caso, o juiz Robespierre Foureaux Alves destacou que a restrição à liberdade religiosa dos pais é menor que o risco à vida do bebê. Na decisão, citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 4º, 98 e 100, parágrafo único, incisos II e IV), o artigo 227 da Constituição Federal e entendimentos do Supremo Tribunal Federal em repercussão geral (temas 1.069 e 952), que asseguram a prevalência do direito à vida e à saúde.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Procedimentos autorizados

Com a medida, a equipe médica está autorizada a realizar a transfusão e quaisquer outros procedimentos necessários para preservar a vida e a integridade física da criança durante todo o período de internação.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.