A jovem atleta Karol Gruchoski, de apenas 14 anos, já está em Rosário, na Argentina onde vai defender o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, a partir deste domingo (24). Karol. “É uma responsabilidade um pouquinho maior, mas também é muito gratificante ver que estou conseguindo ser vista pela Confederação e pelas pessoas que dirigem o tênis de mesa. Essa convocação é feita pelo ranking, e para subir nele é preciso participar de muitas competições. Estou feliz de ter alcançado essa oportunidade”, destacou a atleta.
Conquistas
O ano de 2025 já é de conquistas para a cascavelense. Karol foi campeã brasileira em sua categoria, somou títulos estaduais e ainda garantiu o vice-campeonato dos Jogos Escolares do Paraná na fase final. Agora, o desafio será estrear no sub-15, encarando rivais de peso no cenário internacional. “Os Estados Unidos e o Canadá têm equipes muito fortes, mas acredito que o Brasil vai chegar com chances de brigar por medalha. Nosso grupo está bem preparado e vamos disputar equipes, individual, duplas femininas e duplas mistas”, explicou.
Com foco total na preparação, Karol acredita que pode surpreender na Argentina. “O Brasil vai com atletas de alto nível e eu quero muito conquistar uma medalha. É um sonho representar o país em uma competição tão grande e vou dar o meu melhor para trazer esse resultado para Cascavel e para o Brasil”, concluiu a atleta.
Rendendo frutos
Se Karol tem uma carreira em ascensão, muito desse trabalho passa pela dedicação do irmão, Eduardo Gruchoski, que além de atleta é um dos técnicos da Associação de Tênis de Mesa de Cascavel. Ele acompanha de perto a formação de novos talentos e comemora a evolução da modalidade na cidade.

“Está sendo muito gratificante ver os resultados que estamos alcançando. A Karol é um exemplo desse trabalho, mas temos atletas de várias idades, de 5 a mais de 70 anos, participando das aulas. Hoje contamos com mais de 100 associados, e em alguns dias todas as 15 mesas do nosso espaço ficam cheias. É muito legal ver o tênis de mesa aparecendo para mais pessoas em Cascavel”, afirmou. Nos campeonatos estaduais, a equipe cascavelense reúne mais de 20 atletas em alto rendimento, e vários deles figuram entre os melhores do ranking paranaense. “O objetivo é manter esse nível para termos representantes nas seleções estaduais e também em torneios nacionais”, completou Eduardo.
Competições
A agenda do clube segue intensa nos próximos meses. Além da participação de Karol no Pan-Americano, a equipe cascavelense estará em competições importantes, como as etapas do Campeonato Paranaense, a Copa Brasil em Concórdia (SC), os Jogos Abertos do Paraná, os Jogos da Juventude e, no fim do ano, o Campeonato Brasileiro, ainda sem sede definida.