.

Legislativo rondonense homenageia nutricionista Jaciara Garcia com “Medalha de Honra ao Mérito”

A nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia foi homenageada, na noite de ontem (29), pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon com a Medalha de
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Legislativo rondonense homenageia nutricionista Jaciara Garcia com “Medalha de Honra ao Mérito”

A nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia foi homenageada, na noite de ontem (29), pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon com a Medalha de Honra ao Mérito. A entrega da comenda ocorre
Legislativo rondonense homenageia nutricionista Jaciara Garcia com “Medalha de Honra ao Mérito”

A nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia foi homenageada, na noite de ontem (29), pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon com a Medalha de Honra ao Mérito. A entrega da comenda ocorreu durante a sessão ordinária, em reconhecimento à sua trajetória profissional marcada pelo compromisso com a agroecologia, a alimentação escolar e as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Emocionada, em seu discurso Jaciara Garcia agradeceu ao grande número de pessoas ligadas a esses setores que prestigiou a homenagem.

“Sem vocês essa história não teria começado. Hoje eu posso garantir que Marechal Rondon, apesar de todas as dificuldades e ainda ter muita coisa para fazer, já se coloca como um dos municípios onde mais se compra da agricultura familiar. O maior restaurante do município é a alimentação escolar, que fornece 10 mil refeições por dia. Nosso compromisso é com a saúde e com o melhor para as crianças. E o melhor vem da agricultura familiar. Vamos pensar no futuro dessas crianças”, destacou a nutricionista

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A iniciativa da entrega da medalha partiu do vereador Fernando Nègre, que ressaltou o impacto positivo da atuação de Jaciara na comunidade rondonense.

“São 13 anos de dedicação ao nosso município. Ela foi além das suas obrigações enquanto servidora, porque se qualificou pensando no trabalho. Quando foi trabalhar, não pensou apenas na alimentação das crianças, mas que também que precisava cuidar dos agricultores familiares, da produção orgânica. Essa homenagem evidencia que o município precisa investir na agricultura familiar. É preciso que a alimentação escolar seja cada vez mais valorizada”, afirmou Fernando Nègre.

Bioagrafia

Natural de Belém (PA) e criada em Fortaleza (CE), ela se mudou para o Paraná em 2011 e, desde então, atuou como servidora pública municipal. Desde 2012, foi responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Marechal Cândido Rondon, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo a agricultura familiar.

Seu trabalho foi essencial para a criação de leis municipais que garantem a aquisição de alimentos orgânicos para a merenda escolar, a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) e a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de compra institucional.

Jaciara é graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste, além de pós-doutorado em Nutrição e Longevidade pela Unifal. Também acumula especializações em áreas como segurança alimentar, nutrição clínica, neuropsiquiatria e nutrição aplicada ao autismo.

Pesquisadora ativa em grupos nacionais e internacionais, ela tem vasta produção acadêmica e atua como palestrante em eventos técnicos. Na esfera pública, é Coordenadora Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CORESAN Toledo), membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA-PR) e Diretora Geral do Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Paraná (Sindinutri). Já presidiu e foi vice-presidente da Associação de Nutrição do Oeste e Sudoeste do Paraná.

Jaciara é casada com o professor universitário Luciano Anisio Garcia e mãe de Daniel Felício Nogueira Neto, jornalista; Ian Reis, advogado; e Elvis Reis, futuro pastor.

Jaciara Reis Nogueira Garcia e vereadores, durante a entrega da medalha

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 293
Última edição

Edição de 26/09/2025

Publicada em 26/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.