.

Litoral: novos equipamentos monitoram sistemas de água e esgoto em tempo real

Sanepar se prepara para o verão. O Centro de Controle do Litoral, em Matinhos, recebe um Vídeo Wall – painel de dez telas de alta
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Litoral: novos equipamentos monitoram sistemas de água e esgoto em tempo real

Sanepar se prepara para o verão. O Centro de Controle do Litoral, em Matinhos, recebe um Vídeo Wall – painel de dez telas de alta definição, com operação ininterrupta e papel estratégico na gestão dos serviços prestados pela empresa. É o terceiro do Estado, depois de Curitiba e Londrina.
Litoral: novos equipamentos monitoram sistemas de água e esgoto em tempo real

A Sanepar concluiu mais um importante investimento em tecnologia no Litoral do Paraná. Foram aplicados R$ 340 mil na modernização do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Matinhos, com a instalação de um Vídeo Wall — um painel de dez telas de alta definição, com 6,3 metros de comprimento e mais de dois metros de altura. O Centro de Controle do Litoral é o terceiro do Estado a receber este tipo de equipamento, depois de Curitiba e Londrina.

A nova estrutura permite o monitoramento em tempo real de todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como da coleta e tratamento de esgoto, em cinco municípios litorâneos: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. Com operação ininterrupta, 24 horas por dia e sete dias por semana, o CCO tem papel estratégico na gestão dos serviços prestados a cerca de 150 mil moradores da região.

“Esse investimento no Litoral integra um pacote maior da Sanepar, que prevê R$ 11 bilhões em recursos até 2029 em todo o Paraná, voltados à ampliação, modernização e universalização dos serviços de saneamento”, informa o presidente da Sanepar, Wilson Bley.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Os novos equipamentos são parte dos preparativos da Sanepar para a temporada de verão, quando o número de usuários de serviço de água e esgoto aumenta em até dez vezes no Litoral, segundo o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso.

“Trabalhamos o ano todo preparando o sistema para o verão. Esse é mais um investimento da Sanepar em tecnologia. Com ele, é possível monitorar de forma remota todo o sistema de água e esgoto no Litoral. Também conseguimos atuar remotamente, abrindo ou fechando válvulas, ajustando pressões e identificando vazamentos em tempo real. Isso garante agilidade e assertividade na tomada de decisões”, explica Basso.

O coordenador industrial da Sanepar no Litoral, Joilson dos Passos, reforça que todo o sistema é 100% automatizado, desde Matinhos até Guaraqueçaba, o que aumenta a eficiência operacional. “Com foco em inovação e tecnologia, a Sanepar reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a sustentabilidade no atendimento à população paranaense, em todas as estações do ano”, destaca.

Atualmente, a Companhia conta com sete estações de captação superficial e sete estações de tratamento de água na região. Também estão previstas a contratação de oito contêineres reservatórios e seis reservatórios temporários com sistema elevatório, ampliando a capacidade de resposta e abastecimento.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.