.

MAC Paraná inaugura exposição de Ronald Simon no dia 7

A mostra apresenta obras inéditas e também de diferentes momentos da produção de Ronald Simon, oferecendo uma leitura ampliada de suas escolhas estéticas e conceituais.

MAC Paraná inaugura exposição de Ronald Simon no dia 7

A mostra apresenta obras inéditas e também de diferentes momentos da produção de Ronald Simon, oferecendo uma leitura ampliada de suas escolhas estéticas e conceituais. De maneira fundamental, o artista articula cor e geometria. Estão na exposição pinturas, objetos e aquarelas.
MAC Paraná inaugura exposição de Ronald Simon no dia 7

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná abre no dia 7 de agosto, às 18h30, a exposição “Ronald Simon – Pinturas Cometidas”, mostra que apresenta um panorama da produção recente do artista, marcada por uma investigação cromática e por um exercício de reinvenção poética.

Com curadoria de André Rigatti e Eliane Prolik, a exposição reúne obras que transitam entre a precisão geométrica e a liberdade do gesto pictórico. A mostra apresenta obras inéditas e também de diferentes momentos da produção de Ronald Simon, oferecendo uma leitura ampliada de suas escolhas estéticas e conceituais. De maneira fundamental, o artista articula cor e geometria. Estão na mostra pinturas, objetos e aquarelas.

Em suas obras abstratas, Simon evoca fachadas arquitetônicas, anúncios urbanos, festas populares e paisagens em transformação por meio de vibrações cromáticas e jogos formais. O artista elabora um campo dinâmico de confrontos e ressignificações, operando entre estrutura e desconstrução.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Para a curadoria, “Pinturas Cometidas” remete a atos, como uma declaração. Uma pintura que replica, por meio de sua ação de natureza pop, pedaços premeditados, capturados e cativados de nosso cotidiano.

A cor, em sua obra, é mais do que superfície: torna-se corpo e pensamento, estrutura e matéria em movimento. Presentes em pinturas, objetos e aquarelas, os campos cromáticos instauram territórios visuais em que a tridimensionalidade e a fluidez coexistem, desafiando fronteiras e expandindo os modos de ver.

“Essa exposição celebra a relevância da trajetória de Ronald Simon, artista cuja produção segue em constante reinvenção”, afirma Juliane Casagrande, diretora do MAC Paraná.

A exposição poderá ser visitada de 8 de agosto a 2 de novembro 2025, na sala 9 do MAC no MON. A abertura no dia 7 é gratuita e de livre acesso ao público. A entrada deve ser feita pela rampa caracol, ao lado do estacionamento.

SOBRE O ARTISTA – Ronald Yves Simon nasceu no Recife, em 1947. Vive e trabalha em Curitiba desde 1978. Sua formação em artes plásticas se iniciou na Escola de Belas Artes de Pernambuco, concluindo sua graduação em São Paulo (1972). Fez pós-graduação em Metodologia em Arte Educação pela Faculdade de Artes do Paraná, onde foi professor de Pintura (1991-2017). Lecionou Composição e Pintura no Museu Casa Alfredo Andersen (1985-2007).

Foi diretor do Museu Casa Alfredo Andersen (2011-2015) e do Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná (1995-2002) e trabalhou no Setor de Documentação e Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2015-2018), onde realizou curadoria das mostras do acervo “A Cor no Espaço; O Espaço na Cor;” e “Anos 60/70”, entre outras.

SOBRE O MAC PARANÁ – Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um acervo com mais de 2 mil obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além das exposições, a instituição mantém o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Serviço:

Abertura da exposição Ronald Simon – Pinturas Cometidas

Data: 07 de agosto (quinta-feira), às 18h30

Local: sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Acesso: gratuito pela rampa caracol

Visitação:

De 08 de agosto a 02 de novembro de 2025

Horário: terça a domingo, das 10h às 17h30

Ingressos: R$ 36 (inteira) | R$ 18 (meia-entrada) | Entrada gratuita às quartas-feiras e no último domingo do mês.

Mais informações: www.mac.pr.gov.br

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.