.

Mulher denuncia agressão com sinal silencioso e namorado é preso no Paraná

Os guardas localizaram rapidamente o veículo estacionado em frente a uma padaria e detiveram o suspeito sem resistência
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts

Mulher denuncia agressão com sinal silencioso e namorado é preso no Paraná

Os guardas localizaram rapidamente o veículo estacionado em frente a uma padaria e detiveram o suspeito sem resistência
Mulher faz sinal de socorro usado nas campanhas e consegue mobilizar resgate Foto:GMC ONLINE

Uma mulher conseguiu escapar de uma situação de violência doméstica ao usar um sinal silencioso para pedir ajuda enquanto estava dentro do carro com o namorado, em Apucarana (PR) na tarde de terça-feira, 7, após uma mulher fazer o sinal de socorro nas ruas da cidade.

O incidente ocorreu em uma avenida movimentada quando ela tentava terminar o relacionamento. Ao perceber que ele se tornava agressivo, a vítima fez um gesto conhecido de pedido discreto por socorro.

De acordo com a diretora GCM Prado, a equipe foi acionada por volta das 16h30, depois que uma pedestre percebeu o gesto de uma mulher em outro veículo. “Ela fez o sinal de socorro, aquele mesmo mostrado nas campanhas de conscientização.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A mulher que viu o gesto não conhecia a vítima, mas entendeu que poderia estar pedindo ajuda e chamou os agentes trânsito”, relatou. A equipe iniciou o acompanhamento do carro suspeito e solicitou apoio da Guarda Civil Municipal.

Abordagem e denúncia

“As centrais do trânsito e da guarda ficaram em contato, trocando informações para localizar o veículo. Depois de algum tempo de acompanhamento, encontramos o carro”, afirmou Prado. Durante a abordagem, o motorista não resistiu e colaborou com os agentes.

“Foi checado o nome dele e a situação do veículo, como é de praxe. Não havia nada de ilícito, mas diante das infrações de trânsito e da gravidade da denúncia, ambos foram encaminhados à delegacia”, explicou a GCM. Ela também mencionou que seu namorado está em tratamento médico devido a surtos emocionais frequentes.

O suspeito negou ter feito ameaças diretas e alegou que apenas tentava conversar. Contudo, as divergências nos depoimentos e o relato das testemunhas resultaram na sua autuação por lesão corporal e constrangimento ilegal em contexto de violência doméstica.A mulher relatou que tentava terminar um relacionamento e decidiu representar contra o homem. O caso foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (17ª SDP) para os devidos procedimentos.

Sinal por ajuda

O sinal de socorro para mulheres vítimas de violência é um gesto simples: abrir a mão, dobrar o polegar e fechar os outros dedos sobre ele, formando um punho com o polegar escondido. Este é um pedido silencioso de ajuda que pode ser feito em situações de risco sem que o agressor perceba.

Esse sinal silencioso é feito com a mão e trata-se de uma linguagem internacional de pedido de ajuda em caso de violência contra a mulher. Caso você seja a vítima é um pedido de ajuda e caso você identifique alguém fazendo o sinal, busque ajuda. O gesto é simples e deve ser feito em 3 etapas:

Primeiro, levante a mão com a palma voltada para fora, apontando para a pessoa para a qual você está pedindo ajuda. Em seguida, dobre o polegar, encostando-o na palma da mão. Depois, feche os outros dedos sobre o polegar, como se estivesse escondendo-o.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 295
Última edição

Edição de 10/10/2025

Publicada em 10/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.