.

Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas e mediações gratuitas em agosto

Não é necessário conhecimento prévio em arte para participar. As inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência de cada atividade, seguindo a ordem de

Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas e mediações gratuitas em agosto

Não é necessário conhecimento prévio em arte para participar. As inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência de cada atividade, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.
Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas e mediações gratuitas em agosto

Além das atividades que o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece para públicos específicos, os visitantes podem participar de oficinas e mediações nas quartas-feiras gratuitas, dia em que a entrada é livre. Basta retirar o ingresso na bilheteria física no momento da visita. As ações que acontecem na parte da tarde contam com intérprete de Libras. Não é necessário conhecimento prévio em arte. As inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.

A programação inicia com o “Laboratório de experiências: Tinta Acrílica” no dia 6, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Na oficina, os participantes poderão explorar as possibilidades artísticas da tinta acrílica, criando paisagens e misturas de cores. A inspiração para as criações são as obras da mostra “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”, na Sala 11. A oficina é recomendada para adultos e crianças a partir de 3 anos. Os participantes menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto.

No dia 13, às 15h, acontecerá a mediação na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz na Sala 5. Esse encontro, ministrado pela equipe de mediadores do MON, propõe o diálogo com o público com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. Além disso, oferece aos visitantes a oportunidade de se aprofundar na coleção de obras asiáticas do MON. A mediação é livre para todos os públicos.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Na oficina “Padrões com objetos cotidianos”, realizada em duas sessões no dia 20 de agosto, às 10h30 e 14h30, os participantes serão convidados a criar utilizando objetos cotidianos. A atividade é inspirada na mostra “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, em exibição na Sala 1, em que as obras são produzidas a partir de materiais como fios de cabelo, fragmentos de espelhos, cascas de ovos, solas de sapato, asas de borboleta e outros.

Assim, a proposta é criar padrões, colagens e desenhos. A oficina é recomendada para adultos e crianças a partir de 5 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No final do mês, o MON promove uma visita mediada pela mostra “Eterno Feminino – Teca Sandrini”, no dia 27, às 15h. A ação conduzida pela equipe do Educativo MON oferece a oportunidade de dialogar sobre a exposição e expandir a percepção sobre as obras da artista curitibana. Com curadoria de Maria José Justino, a mostra apresenta desenhos, gravuras e esculturas produzidas ao longo da trajetória de Teca Sandrini, na Sala 7. O acesso é livre para todos os públicos. 

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço

Oficinas:

Laboratório de experiências: Tinta Acrílica

6 de agosto

Sessões 1 – 10h30 às 12h

Sessão 2 – 14h30 às 16h (com Libras)

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Padrões com objetos cotidianos

20 de agosto

Sessões 1 – 10h30 às 12h

Sessão 2 – 14h30 às 16h (com Libras)

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Mediações:

Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo – Terceira Edição

13 de agosto

15h (com Libras)

Ponto de encontro: Sala 5

Público: livre

Eterno Feminino – Teca Sandrini

27 de agosto

15h (com Libras)

Ponto de encontro: Sala 7

Esta atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail [email protected]

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Cento Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Edição impressa

Edição 284
Última edição

Edição de 25/07/2025

Publicada em 25/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.