.

Nelson Padovani será homenageado como Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

A homenagem será entregue no dia 25 de outubro, durante o tradicional jantar anual da AMOP.
Picture of Por: Tissiane Merlak

Por: Tissiane Merlak

Todos os Posts

Nelson Padovani será homenageado como Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

A homenagem será entregue no dia 25 de outubro, durante o tradicional jantar anual da AMOP.
Nelson é reconhecido pela trajetória de trabalho e pela influência positiva que exerceu na formação de novas lideranças políticas e empresariais no estado

Os prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) escolheram, em assembleia realizada na última sexta-feira (10), o nome do ex-deputado federal Nelson Padovani para receber o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, em reconhecimento ao seu legado como pioneiro e empreendedor na região.

A homenagem será entregue no dia 25 de outubro, durante o tradicional jantar anual da AMOP.

Natural de Presidente Prudente (SP), Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958, aos 12 anos de idade. Seu primeiro emprego foi na Coletoria do Estado do Paraná, onde iniciou como office boy e, aos 22 anos, já ocupava o cargo de chefe de departamento em Matelândia. No final dos anos 1960, deixou o serviço público para empreender — decisão que marcaria profundamente o desenvolvimento econômico da região.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A partir de 1973, tornou-se empresário no ramo de máquinas agrícolas, com concessionárias em Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Toledo, Medianeira e Foz do Iguaçu. Sua atuação foi decisiva na mecanização agrícola do Oeste do Paraná, levando tecnologia e capacitação ao campo em um período de grandes desafios.

No setor imobiliário, foi um dos grandes loteadores do estado, com empreendimentos em Cascavel, Foz do Iguaçu, Corbélia, Medianeira, Terra Roxa, Palotina, Ubiratã, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Cafelândia, Nova Aurora e Braganey, além de outros estados brasileiros. Ao longo de sua trajetória, edificou mais de 100 mil imóveis urbanizados, consolidando-se como um dos maiores empreendedores do país.

Também atuou nos ramos hoteleiro e de mineração, com empreendimentos que impulsionaram o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel e Londrina.

Como deputado federal por dois mandatos, Nelson Padovani levou inúmeros recursos e obras para o Oeste do Paraná. Foi o relator da abertura da Estrada do Colono e responsável por introduzir o Primeiro Instituto Tecnológico Federal do Oeste, iniciativas que reforçaram seu compromisso com o progresso da região.

Pai do ex-vereador e atual deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil – PR), Nelson é reconhecido pela trajetória de trabalho e pela influência positiva que exerceu na formação de novas lideranças políticas e empresariais no estado.

Em nota, o presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski, destacou que a escolha do nome de Padovani “é um reconhecimento justo a um homem que ajudou a construir o Oeste do Paraná com trabalho, visão empreendedora e amor por esta terra”.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 295
Última edição

Edição de 10/10/2025

Publicada em 10/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.