O fim de semana do MOTO1000GP em Cascavel foi marcado por arquibancadas cheias e recorde de público no Autódromo Zilmar Beux. As corridas da Motul 300V Cup, Daytona 660 Cup e GP600 garantiram emoção do início ao fim, com disputas intensas que contagiaram os torcedores.
Bandeira vermelha interrompe decisão da GP1000
Na última prova do dia, a principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade não teve o desfecho esperado. Na 10ª das 19 voltas previstas, após o estouro de um motor, a pista ficou escorregadia por conta de óleo derramado na saída da curva “bacião”. O incidente causou algumas quedas sem gravidade e levou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.
Apesar das tentativas de limpeza com agentes absorventes, o forte vento dificultou o trabalho das equipes, impossibilitando a continuidade da corrida. Por questões de segurança, os organizadores optaram por encerrar a etapa.
Regulamento impede homologação da etapa
Conforme o regulamento do campeonato, disponível no site oficial, qualquer paralisação antes de 60% da prova impede a validação da corrida. Assim, a quinta etapa foi considerada realizada, mas sem atribuição de pontos para as categorias GP1000, 1000 Light e 1000 Evo.
“Concluí que não havia condições de realizar uma nova largada mesmo após o tratamento da pista. A segurança dos pilotos vem sempre em primeiro lugar”, afirmou Marcus Tucano, diretor de provas do MOTO1000GP.
Próxima parada: Santa Cruz do Sul
Antes da bandeira vermelha, Eric Granado liderava a corrida, seguido de João Carneiro, Theo Manna e Felipe Macan, que brigavam intensamente pelo pódio. Ramiro Gandola e Mauro Passarino, argentinos que disputam a ponta da tabela, buscavam somar pontos para a reta final do campeonato.
Agora, o foco se volta para a sexta etapa, marcada para 5 de outubro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A cidade gaúcha receberá novamente o MOTO1000GP após 10 anos de ausência.