Sábado, 19 de Junho de 2021
(45) 99102-6309
Turismo Paraná

Programa Paraná Pay e concessão de aeroportos são temas da reunião do Cepatur

Vice-governador Darci Piana falou sobre o impacto da concessão dos aeroportos no setor. Já o Paraná Pay foi um destaque por estimular o turismo reg...

05/05/2021 19h46
Por: Da redação Fonte: Secom Paraná
© Paraná Turismo
© Paraná Turismo

O Paraná Pay, programa vinculado ao Nota Paraná e que visa contribuir para a retomada do turismo regional, foi um dos temas da 85ª Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), na terça-feira (4). Também foram apresentadas outras iniciativas, como o convênio entre a Paraná Turismo e Ministério do Turismo e as ações de fomento do Governo do Estado para o retorno das atividades no setor.

O evento, online, foi aberto pelo vice-governador Darci Piana. Ele falou sobre as ações que estão sendo tomadas pelo governo estadual em favor do setor e também destacou medidas de infraestrutura, como a ampliação da pista doAeroporto Internacional de Foz do Iguaçue a sua concessão à iniciativa privada. Também destacou a concessão doAeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais; deLondrinae Curitiba (Bacacheri).

“O trabalho que foi feito com esses aeroportos é o prenúncio de grandes investimentos no setor aéreo e no transporte de pessoas, o que vai permitir que nosso Estado tenha um avanço muito grande no turismo, principalmente o internacional, com a abertura da possibilidade de grandes aviões descerem em Foz do Iguaçu”, destacou Piana.

A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, apresentou o novo aplicativo do Nota Paraná, já com a opção da transferência de créditos para o programa Paraná Pay, um dos principais movimentos do Governo do Estado visando a retomada do turismo. O programa vai permitir usar créditos do Nota Paraná em atividades e estabelecimentos ligados ao turismo, beneficiando os consumidores paranaenses e fomentando o turismo regional.

Isabella também ressaltou a importância de os empreendimentos turísticos estarem no Cadastur para terem a possibilidade de receber os créditos dos vouchers que serão sorteados aos usuários do aplicativo Paraná Pay.

EMPRESAS -Outra medida governamental para o retorno das atividades turísticas no Estado foi destacada pelo diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos. Ele falou sobre a aprovação pela Assembleia Legislativa, em segundo turno, do Projeto de Lei número 150/2021, que institui oauxílio emergencialpara microempresas e microempreendedores individuais cadastrados em atividades econômicas ligadas ao turismo, como restaurantes, atividades de lazer e recreação, transporte rodoviário de passageiros e eventos.

“Isso  para nós foi uma grande felicidade, porque conseguimos em um tempo recorde fazer com que esse projeto fosse inserido junto a outras reivindicações”, afirmou.

MINISTÉRIO -O convênio com o Ministério do Turismo representa a terceira fase do Projeto de Retomada do Turismo e consiste em uma campanha publicitária de promoção do setor no Estado.

A assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Braga, destacou também a atualização de macro ações estruturantes que compõem o Masterplan Paraná Turístico 2026, plano estabelecido em 2016 que prevê uma série de ações para transformar o Paraná em um destino turístico inteligente. Periodicamente é feito o monitoramento das ações desse plano para que se saiba o andamento das metas propostas no documento. 

BLITZ CADASTUR -A reunião contou com a apresentação do case denominado “Blitz Cadastur”, organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral). A diretora-executiva da entidade, Patrícia Assis, apresentou os números da campanha desenvolvida para mobilizar os empreendimentos turísticos dos sete municípios da região a se cadastrarem no Cadastur.

Em toda a região, durante a campanha, houve uma evolução de 103% no número de novos cadastros, uma das que teve um dos maiores aumentos em todo o Brasil. Uma das principais razões identificadas para esse avanço foi a busca dos empresários para regularizar seus negócios e ter acesso a crédito.

É possível acessar a íntegra da reunião pelo linkhttps://www.youtube.com/watch?v=awWlGMZvYjg.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 15h20 - Fonte: Climatempo
12°
Chuva

Mín. 11° Máx. 13°

12° Sensação
9.5 km/h Vento
90.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 12°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias