Domingo, 25 de Julho de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano Meio Ambiente

Criado no ano passado, Samucão é referência em bem-estar animal

Serviço inédito no Estado, Samucão atende cães e gatos que vivem nas ruas e de famílias em situação de vulnerabilidade social

22/07/2021 10h05
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Criado no ano passado, Samucão é referência em bem-estar animal

Criado no ano passado, o Samucão é um serviço inédito no Estado . A política pública visando o bem-estar animal foi pensada e implantada para socorrer cães e gatos em casos de urgência e emergência e atende baixa, média e alta complexidade. Foram mais de 700 atendimentos até agora.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

“As baixas complexidades são atendimentos onde o veterinário do Município resolve as situações,  medicando e  prescrevendo medicamentos para a continuidade do atendimento no domicílio.

 

As médias complexidades  são procedimentos que envolvem a realização de exames de sangue, imagens, testes rápidos e internamentos  e a alta complexidade  evolve qualquer tipo de cirurgia, tanto de tecidos moles quanto de cirurgias ortopédicas, tudo isso através de convênio com instituições de ensino superior. Hoje o Samucão atende todos os animais de rua que necessitarem do atendimento e aqueles cujas famílias em situação de vulnerabilidade social comprovada, não conseguirem pagar pelos procedimentos”, explicou Rodrigo Neca Ribeiro, gerente de vida silvestre e bem estar animal. O veterinário explicou, ainda, que o credenciamento do Samucão foi um processo longo, porque o serviço oferecido pelo Município é pioneiro. "A gente  precisou entender a demanda  para ver qual a maior necessidade  e a forma de realizar o credenciamento”.

 

Quando usar este serviço

 

O Samucão tem atendimento voltado para animais de rua que sofrerem atropelamentos.  O serviço deve ser acionado pelo telefone 3902-1490, sem custos. “O Município  dará todos os cuidados para os animais e após a alta será necessário contar  com lares temporários para garantir o pronto restabelecimento  deste ‘paciente’ e depois ser encaminhado para  adoção responsável”,  completou Rodrigo.

 

Política Pública

O Samucão foi  criado pelo Município de Cascavel dentro das políticas públicas de bem-estar animal no ano passado. O serviço conta com um  veterinário das 8h às 18h, auxiliar veterinário e motorista.  O credenciamento com o Centro Universitário FAG disponibiliza a estrutura física, exames laboratoriais e de imagem, raio-x e corpo docente para auxiliar nos atendimentos. O Samucão possui uma unidade móvel totalmente equipada para os atendimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 03h26 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

14° Sensação
19.6 km/h Vento
50% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias