Domingo, 25 de Julho de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano LGPD

Coopavel avança para se adaptar às normas da Lei de Proteção de Dados

O Brasil é um dos países que debateram e aprovaram um instrumento legal que dá lastro à Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada em 2018 e que entrou efetivamente em vigor em setembro do ano passado

22/07/2021 18h41
Por: Da redação
Coopavel avança para se adaptar às normas da Lei de Proteção de Dados

Com as novas tecnologias, sua velocidade e alcance, diversos debates envolvem interesses estratégicos do indivíduo e das corporações neste início de milênio. Um deles é o direito à privacidade e à proteção de dados. O Brasil é um dos países que debateram e aprovaram um instrumento legal que dá lastro à Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada em 2018 e que entrou efetivamente em vigor em setembro do ano passado. A Coopavel está atenta ao assunto e às mudanças que ela traz, informa o presidente Dilvo Grolli.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O assunto é debatido na Coopavel já há algum tempo e recentemente a cooperativa realizou um amplo treinamento envolvendo 505 profissionais de todas as áreas, abrangendo cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná nos quais a empresa atua. “O objetivo desse ciclo foi dar detalhes do que é a LGPD, de como ela deve ser observada e praticada e de qual deve ser, a partir de agora, a postura da Coopavel e de seus colaboradores diante desse novo instrumento legal”, conforme Dilvo Grolli, que participou de etapas importantes da capacitação.

O ciclo de estudos foi dividido em palestras abordando aspectos gerais e específicos da Lei de Proteção de Dados. Os oito encontros, realizados em junho e julho, foram coordenados pelo advogado José Fernando Marucci, do Escritório de Advocacia Vanzo. Os principais pontos trabalhados foram tratamento de dados pessoais em meios físicos e digitais, proteção de direitos fundamentais de liberdade e privacidade, livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural e também tratamento de dados, consequências e punições previstas em caso de descumprimento de pontos considerados na lei.

Comitê

Devido a importância do tema, a Coopavel criou ainda no fim de 2020 um comitê para tratar dele. Nesse ambiente foram sugeridas, debatidas e elaboradas as normas e procedimentos que passam a definir a postura da cooperativa diante de questões relacionadas ao teor da LGPD. O comitê é formado por profissionais de diversas áreas, como Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Auditoria, Processos, Contabilidade, Área de Negócios, Departamento Jurídico e Consultoria Jurídica.

Outro passo importante dado pela Coopavel no cumprimento das regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados foi nomear o DPO (Data Protection Officer/Oficial de Proteção de Dados). O profissional escolhido é o gerente de TI, Rogério Aver. A cooperativa também criou um canal próprio para tratar do assunto. Caso as dúvidas persistam, então o funcionário e terceiros podem entrar em contato pelo e-mail para o endereço [email protected] .

 

Legenda: Devido às restrições provocadas pela pandemia, encontros aconteceram em ambiente virtual

 

Crédito: Assessoria

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 04h06 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

14° Sensação
19.2 km/h Vento
51.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias