Terça, 28 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Cascavel - PR

Cotidiano Futuro

Diagnóstico vai dar suporte para o planejamento da Cascavel de 2050

O estudo mostra que há setores econômicos em bom estágio de crescimento e outros que sinalizam fragilidades.

23/07/2021 às 13h45
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Acic
Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Acic

Um diagnóstico amplo e detalhado vai servir de lastro para reflexões, definições e elaboração do planejamento estratégico da Cascavel de 2050. Em encontro na manhã desta sexta-feira, no auditório da Acic, o diretor de Planejamento da Urban Systems, André Montes da Cruz, apresentou pontos de um relatório recheado de indicadores e de informações que lançam luz sobre etapas seguintes da Cascavel do Futuro. O trabalho é liderado pelo Codesc, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

A Urban Systems é uma empresa de São Paulo com 20 anos de tradição. Ela tem projetos de vulto em seu portfólio, como concepção de cidades inteligentes, revitalização urbana de portos e consultoria a entidades e prefeituras. Parte das aferições e considerações tomam como base informações locais e a comparação dessas com as de outras seis cidades de porte semelhante – Gravataí (RS), Petrópolis (RJ), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Anápolis (GP) e Ponta Grossa (PR).

Cascavel, devido aos seus índices e localização, é considerada uma capital de nível D – existem 200 cidades nessa condição atualmente no Brasil. "O diagnóstico mostra como a cidade funciona em relação ao País a partir de diversos números e informações", ilustrou André. O diretor da Urban Systems disse que apenas apresentava ideias que devem ser debatidas e melhoradas pelo conjunto social do município. Entre as principais características de Cascavel está o seu forte crescimento com tecido urbano espalhado, e força regional.

O estudo mostra que há setores econômicos em bom estágio de crescimento e outros que sinalizam fragilidades. "Ao identificarmos isso é possível adotar políticas e medidas para revitalizar segmentos importantes à economia local", conforme André. Ele também falou de macroacessibilidade e de comparativos de Cascavel com as outras seis cidades citadas no estudo. Em muitos aspectos, Cascavel está bem, mas em outros é possível perceber a necessidade de ações articuladas para avançar e alcançar os resultados esperados.

O diagnóstico leva aos próximos passos da elaboração da Cascavel de 2050, como o planejamento estratégico. A partir da análise dos dados e cenários, consideram-se projeções, mapeamentos e vetores de desenvolvimento, lógica urbana, cadeias produtivas e potenciais, entre outros. O ex-presidente do Codesc e atual vice da Fiep, Edson José de Vasconcelos, também fez considerações sobre a importância do trabalho em andamento. O atual presidente do Conselho de Desenvolvimento é o empresário Alci Rotta Júnior.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Cascavel - PR
Sobre o município Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR Atualizado às 01h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Qua 27°C 20°C
Qui 32°C 18°C
Sex 24°C 19°C
Sáb 22°C 17°C
Dom 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias