Terça, 28 de Setembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Cascavel - PR

Cotidiano Crise Hídrica

Lago Municipal volta a contribuir com o abastecimento de Cascavel

Sanepar abriu registro para regular a vazão do Rio Cascavel, que teve queda de 40% no volume de água

02/08/2021 às 12h35
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Lago Municipal volta a contribuir com o abastecimento de Cascavel

A Sanepar precisou abrir, nesta segunda-feira (02), o registro do Lago Municipal de Cascavel para poder complementar o volume de água ideal para atender a demanda da cidade. Os quatros rios que abastecem a cidade de Cascavel (Cascavel, Peroba, Saltinho e São José) apresentam redução média de 40% no volume de água, e os 16 poços que auxiliam na produção de água tratada não recuperaram seus volumes médios desde 2019, em razão da estiagem prolongada.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O registro, que estava fechado desde o início de dezembro do ano passado, foi aberto em 30%. A gerente Rita Camana explica que essa medida foi tomada somente agora porque a captação do Rio São José estava atendendo a demanda até o momento. "Desde a entrada em operação da nova captação vínhamos conseguindo produzir e distribuir água dentro das expectativas. Porém, com a redução dos níveis dos nossos mananciais, o lago municipal volta a desempenhar seu papel de regulador do Rio Cascavel", destaca Rita.

As chuvas de 2020 e 2021 estão abaixo da média história. Nos 20 anos anteriores (2000-2019) a média de janeiro a julho é de 1,2 mil milímetros. No ano passado, foram registrados somente 720 mm no mesmo período e, neste ano, a precipitação acumulada chegou aos 843, sendo que 411 mm ocorreram no mês de janeiro.

A avaliação do sistema continuará sendo feita diariamente e, se a situação se agravar, não está descartada a possibilidade de retorno do rodízio.

Uso racional

Agora, mais do que nunca, é necessário o uso racional da água com prioridade para a alimentação e a higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Cascavel - PR
Sobre o município Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR Atualizado às 00h28 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Qua 27°C 20°C
Qui 32°C 18°C
Sex 24°C 19°C
Sáb 22°C 17°C
Dom 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias