Domingo, 17 de Outubro de 2021
18°

Chuvisco

Cascavel - PR

Cotidiano Crise Hídrica

Abastecimento em Matelândia, Catanduvas e Santa Tereza do Oeste entra em alerta

Falta de chuva agrava níveis dos mananciais de abastecimento, que estão em queda acentuada

21/08/2021 às 14h28
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Abastecimento em Matelândia, Catanduvas e Santa Tereza do Oeste entra em alerta

A crise hídrica que se prolonga no Paraná coloca em alerta os sistemas de abastecimento de Catanduvas, Matelândia e Santa Tereza do Oeste. Os mananciais superficiais e subterrâneos que abastecem essas cidades apresentam queda acentuada na vazão, devido à falta de chuva, o que pode comprometer o fornecimento de água de forma regular para a população.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

Os índices pluviométricos, que estão 50% abaixo da média histórica na região, afetam mananciais e, principalmente os poços que captam a água subterrânea. A recarga dessas unidades requer chuvas regulares.

O Rio Tormenta, em Catanduvas, e os seis poços que abastecem Matelândia e Santa Tereza do Oeste estão com redução de 50% na sua vazão. Já o Rio Gonçalves Dias que complementa o abastecimento em Santa Tereza do Oeste teve queda de 70% na vazão, o que levou a Sanepar a complementar o abastecimento em dias de maior consumo com caminhões-pipa. A gerente Geral da Sanepar no Sudoeste, Rita Ivone Camana, afirma que a situação está bem crítica e requer empenho e colaboração de todos. "As vazões estão reduzidas e não há alternativas para  ter mais água neste momento. Por isso, é fundamental que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal", alerta a gerente.

Previsão

As previsões do Simepar apontam chuvas com um pouco mais de intensidade somente para novembro e chuvas regulares apenas para o início do próximo ano. Essas previsões levaram o Governo do Estado a prorrogar o decreto de emergência hídrica no Paraná até o mês de novembro.

Uso racional

Sem chuvas previstas, a Sanepar orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo para alimentação e higiene pessoal. Reutilize a água do enxágue da máquina de lavar ou do tanque para lavagem de calçados, pisos, tapetes, rega de plantas e mesmo para descarga de vasos sanitários. Verifique vazamentos em torneiras e tubulação interna do imóvel. Mantenha fechada a torneira em atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça. A lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas. A limpeza dos imóveis deve ser feita com baldes e panos e com o reaproveitamento da água da lavagem e enxague de roupas. O tempo do banho deve ser reduzido. A escovação dental, a barba, a lavagem das mãos e da louça devem ser feitas com as torneiras fechadas a maior parte do tempo.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Matelândia - PR
Sobre o município Notícias de Matelândia - PR
Cascavel - PR Atualizado às 21h18 - Fonte: ClimaTempo
18°
Chuvisco

Mín. 13° Máx. 21°

Seg 22°C 12°C
Ter 22°C 13°C
Qua 22°C 11°C
Qui 24°C 12°C
Sex 23°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias