Sábado, 08 de Agosto de 2020
(45) 99102-6309
Opinião 7 de Abril

Dia do Jornalista e seu valor latente

Carina Walker*

07/04/2020 10h02 Atualizada há 2 meses
Por: Da redação
Dia do Jornalista e seu valor latente

Quando éramos crianças eu e meu irmão brincávamos de apresentadores do Jornal Nacional, gravando nossas notícias inventadas em uma fita K7 no radinho do meu pai.

Inocentes, não sabíamos que o noticiário econômico sobre a inflação afetava o conteúdo da nossa geladeira, onde às vezes encontrávamos apenas alguns tomates pra comer como se fossem maçãs.

A semente daquela brincadeira encontrou terreno fértil em mim, tornei-me jornalista formada e atuo há 20 anos, embora seja um romance bem mais antigo. Por conta isso, não poderia deixar passar em branco a data de 7 de abril, Dia do Jornalista.

Esta profissão tem altíssimo valor para a sociedade, especialmente no sistema democrático, por ter a missão de tornar acessíveis informações de interesse público e que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas.

É necessário reconhecer que já foi uma profissão com maior prestígio, porém hoje sofre ataques de políticos e de pessoas que preferem sobrepor sua opinião ao respeito à atividade.

O próprio Jornalismo, ao longo da história, passou por diversas fases e atualmente enfrenta os seguintes desafios:

a) da Era Digital e das redes sociais, em que opiniões pessoais circulam no mesmo ambiente em que as notícias (e ali se confundem);

b) das fake news, em que informações falsas são caracterizadas como notícias com intuito de serem assimiladas como verdadeiras;

c) da pós-verdade, em que cada um acredita na verdade que melhor lhe convém, descartando e até renegando outras verdades.

Nesse cenário inseguro em que o público já não tem certeza se pode acreditar nas informações com que se depara, o jornalismo traz como solução a checagem de fatos (fact checking) para distinguir o que é fato do que é fake. Os profissionais adaptaram a prática jornalística para proteger os seus leitores/ouvintes/telespectadores e desmentir o que poderia leva-los a serem enganados.

Novamente o jornalista lança luz sobre a informação, esclarecendo ao público, mostrando o que realmente é crível e relevante para a sociedade.

Em um contexto com excesso de informação, mais do que nunca o público precisa ser seletivo no que consome, pinçando somente “notícias-notícias”, produzidas por jornalistas e veículos de comunicação profissionais, responsáveis e de alta credibilidade.

É quando o valor desta profissão fica ainda mais latente. E quando nos dá ainda mais orgulho.

Parabéns a todos os colegas pelo Dia do Jornalista.

Sucesso a todos!

*A autora é jornalista e investidora.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 20h10 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 25°

22° Sensação
1.3 km/h Vento
44.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias