Quinta, 21 de Outubro de 2021
18°

Alguma nebulosidade

Cascavel - PR

Opinião Artigo

Nossa dificuldade de escutar prejudica a comunicação

O desafio é encurtar as distâncias sociais, cognitivas e afetivas.

04/10/2021 às 14h29
Por: Da redação
Compartilhe:
Nossa dificuldade de escutar prejudica a comunicação

Todo mundo quer se comunicar melhor na Era da Comunicação, especialmente após os fenômenos da Aldeia Global, redes sociais, transmissões ao vivo via web (lives) e reuniões on-line, que estreitaram as distâncias geográficas entre as pessoas. O desafio é encurtar as distâncias sociais, cognitivas e afetivas.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

Em um artigo anterior abordei aqui o tema “Comunicação eficaz”, contendo a perspectiva de quem fala ou emite uma mensagem, atribuindo ao emissor a responsabilidade por ser compreendido.

O Victor Hugo, leitor desta coluna, lembrou do ditado: “Para um bom entendedor, meia palavra basta” – uma forma reconfortante de dividirmos a responsabilidade em um diálogo. Porém, é necessário frisarmos que: quando emitimos uma mensagem e ela não é compreendida pelo receptor, podemos afirmar que a comunicação não se estabeleceu.

As redes sociais deram voz a milhares de pessoas que antes eram alijadas das narrativas predominantes na sociedade, o que foi positivo, sob certa perspectiva, ao provocar o fenômeno da democratização da opinião.

Por outro lado, na medida em que todos querem falar, essa multiplicação de vozes poluiu o universo comunicativo de uma forma arriscada, pois em muitos casos as pessoas realizam afirmações descompromissadas com a verdade, sem ponderações e algumas vezes até de maneira irresponsável.

Toda vez que você abre o Facebook ele está questionando: “O que você está pensando?” – É um convite recorrente para falarmos.

Todos querem fazer prevalecer a sua visão de mundo, embora seja preciso lembrar que todos nós somos emissores e receptores, ora um, ora outro.

Ainda assim, na maioria das vezes queremos ser predominantemente emissores, queremos falar e impor a nossa voz; e postergamos ao máximo a hora de assumirmos o outro papel no diálogo.

Estamos diante de um momento histórico em que grande parte das pessoas está pouco disposta a escutar, mas que o tempo todo quer falar e ser escutada.

E tem mais: frequentemente não admitimos nossa dificuldade em escutar as outras pessoas.

Ouvir é uma ação mecânica do corpo, mas escutar é um processo cognitivo que demanda ouvir com atenção para poder interpretar e se comunicar.

Quando colocamos em prática a escuta ativa (com real interesse pelo que é dito pelo outro) é que podemos nos tornar “bons entendedores”.

Você está disposto a escutar os argumentos de quem tem opinião diferente da sua?

Quando conseguimos colocar em prática nosso interesse genuíno pelo que o outro diz, podemos ajustar melhor a nossa fala direcionada e ele, o que possibilita alcançarmos um melhor nível de conexão com as pessoas e, consequentemente, um novo patamar de qualidade na nossa comunicação.

Sucesso a todos!

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Cascavel - PR
Sobre o município Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Carina Walker
Carina Walker
Sobre A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR Atualizado às 09h47 - Fonte: ClimaTempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 24°

Sex 26°C 13°C
Sáb 20°C 15°C
Dom 22°C 13°C
Seg 25°C 11°C
Ter 29°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias