Quinta, 21 de Outubro de 2021
16°

Alguma nebulosidade

Cascavel - PR

Geral Paraná

No Fórum de Governadores, Paraná confirma apoio à criação do consórcio Brasil Verde

Consórcio entre estados está sendo elaborado pelo Fórum Nacional de Governadores para criar um plano de ação nacional em prol da proteção ao meio a...

14/10/2021 às 20h35
Por: Da redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© Ari Dias
© Ari Dias

O Consórcio Brasil Verde, nova iniciativa que está sendo criada pelo Fórum Nacional de Governadores para proteção do meio ambiente, tem apoio do Paraná. O governador em exercício Darci Piana declarou a adesão do Estado durante o encontro online realizado nesta quinta-feira (14), que reuniu representantes dos demais estados brasileiros para discutir o detalhamento do plano.

O objetivo é unir os estados para promover ações conjuntas em prol do crescimento sustentável. “O consórcio Brasil Verde segue o mesmo caminho do desenvolvimento pelo qual prezamos no nosso Estado. Isso é exatamente o que o governador Carlos Massa Ratinho Junior está fazendo nesta semana em Dubai: mostrando como o Paraná está preocupado em promover a sustentabilidade”, afirmou.

Participaram da reunião os governadores Renato Casagrande (ES), João Doria (SP), Waldez Góes (AP), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Moisés (SC), Fátima Bezerra (RN), Mauro Mendes (MT) e Wellington Dias (PI), os vice-governadores Ranolfo Vieira Júnior (RS), Paco Britto (DF) e representantes das secretarias de meio ambiente de Roraima, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pará e Goiás.

A ideia do consórcio foi iniciada na reunião do fórum em setembro e teve prosseguimento neste encontro de outubro com a discussão sobre possibilidades para a gestão do grupo. O modelo propõe coordenações regionais por biomas. No Brasil, eles são seis: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

Entre os temas possíveis de serem trabalhados pelo consórcio estão a neutralização da emissão de carbono, o investimento em fontes de energia renovável, o reflorestamento e a fiscalização do desmatamento ilegal.

Além do Paraná, já declararam a intenção de participar do consórcio os estados do Espírito Santo, São Paulo, Amapá, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso e Bahia e o Distrito Federal.

O modelo do consórcio continuará sendo discutido nos próximos encontros do fórum, envolvendo as procuradorias-gerais dos estados e representantes das secretarias estaduais relevantes para o acordo. A proposta do grupo é elaborar uma prévia dos termos do consórcio ainda neste ano para encaminhar as propostas para as respectivas Assembleias Legislativas estaduais, e iniciar os trabalhos em 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR Atualizado às 08h27 - Fonte: ClimaTempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 24°

Sex 26°C 13°C
Sáb 20°C 15°C
Dom 22°C 13°C
Seg 25°C 11°C
Ter 29°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias