Quarta, 08 de Dezembro de 2021
20°

Tempo aberto

Cascavel - PR

Cotidiano Dengue

Saúde inicia na segunda-feira (18) o último Liraa do ano

No último ciclo realizado em junho de 2021, o município registrou 1,0% (médio risco) para infestação geral

15/10/2021 às 16h54
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Saúde inicia na segunda-feira (18) o último Liraa do ano

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio o Setor de Controle de Endemias, programou para os dias 18, 19 e 20 de outubro a realização do 4º Levantamento de Índice rápido e amostral (Liraa). Os agentes de endemias estão vistoriando aproximadamente 4.318 imóveis neste período, para o levantamento do índice de infestação do município.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

No último ciclo realizado em junho de 2021, o município registrou 1,0% (médio risco) para infestação geral , porém algumas localidades ficaram com índice acima de 1%, que é o índice máximo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, o que significa que serão realizadas visitas em todos os bairros.

Durante a realização do Liraa é realizada técnica de pesquisa larvária, sendo coletadas larvas em  100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. “Sendo assim mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente”, diz Clair Wagner, gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental.

A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para Covid-19, que informem ao agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel. Neste caso, a vistoria será realizada na próxima residência.

Esta atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no Município. A partir destes dados a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

“O combate à Dengue é dever de todos, deve ser compartilhada entre a comunidade e os agentes de Endemias”, enfatiza Clair.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Cascavel - PR
Sobre o município Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR Atualizado às 01h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 31°

Qui 32°C 14°C
Sex 33°C 15°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 22°C 17°C
Seg 36°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias