Segunda, 17 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Cascavel - PR

Justiça Paraná

Evento no Teatro Guaíra celebra Dia da Família e novos programas para crianças e idosos

A data de 8 de dezembro marca o Dia da Família. No Paraná, um evento cultural foi realizado pelo Governo do Estado para marcar esse dia, especialme...

09/12/2021 às 08h20
Por: Da redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:

A data de 8 de dezembro marca o Dia da Família. No Paraná, um evento cultural foi realizado pelo Governo do Estado para marcar esse dia, especialmente em um momento de superação do momento mais crítico da pandemia da Covid-19. O Teatro Guaíra, em Curitiba, recebeu diversas atrações na noite desta quarta-feira (8) para divertir uma plateia completamente tomada. As atrações incluíram a apresentação de fanfarra, coral infantil, Banda da Polícia Militar, Escola de Dança Teatro Guaíra, show de humor e apresentação da dupla sertaneja Willian e Renan, e tudo isso de graça.

O evento foi idealizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. “Depois desse afastamento social imposto pela pandemia, este foi um momento oportuno para trazer novamente as pessoas a um convívio em comunidade e a um evento cultural, sempre com os devidos cuidados como o uso de máscaras e do álcool gel”, destacou o secretário Ney Leprevost. “Somos seres sociais, não somos ilhas isoladas no meio de um oceano. A interação com o próximo é uma das coisas que nos faz sentirmos felizes e completos”.

Mais do que a promoção da cultura e da socialização, o evento também foi marcado por atos importantes. Nele foi lançado o programa Família no Parque / Piá na Natureza, que visa fomentar atividades ao ar livre para as pessoas, em especial às crianças. “Queremos desemparedar os jovens, tirar a garotada da frente das telas de computadores e smartphones e levá-las à convivência com outras crianças e adolescentes, para que tenham um desenvolvimento saudável e uma integração cada vez maior com a natureza”, explicou Ney Leprevost.

O Governo do Estado também assinou o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI). Trata-se de um compromisso formal que vem sendo assumido entre os governos federal, estadual e municipal, de implementarem as principais políticas públicas que visam à promoção e à defesa dos direitos das pessoas idosas, ações estas previstas no Estatuto do Idoso.

“As cidades do Paraná já estão aderindo e assumindo o compromisso de se tornarem cidades amigas da pessoa idosa, com a promoção de ações e investimentos em prol dessa população, inclusive com apoio financeiro do Governo do Estado para ações voltadas à saúde e bem-estar da pessoa idosa”, detalhou o secretário.

Ainda foram anunciados investimentos R$ 2 milhões em emendas federais voltados ao hospital oncopediátrico Erastinho, e outros R$ 4 milhões do Governo do Estado a serem repassados ainda neste ano para o Pequeno Cotolengo, que atende mais de 200 pessoas com deficiência.

NOVO NORMAL– O fluxo de presentes para prestigiar o evento foi intenso. Porém, apesar do grande número de presentes, o que se viu na entrada principal do Teatro Guaíra foi muito respeito a pequenas medidas que fazem toda a diferença no combate ao coronavírus. As famílias que aguardavam para entrar guardavam alguma distância umas das outras, e as pessoas respeitaram o uso de máscaras.

Uma das famílias presentes foi a do advogado Tarlis Mattos e da naturóloga Juliany Calgaro, que levaram as filhas Aurora e Joana para prestigiar o evento. Logo na chegada, as pequenas ficaram encantadas com as apresentações de malabaristas e palhaços. O pai destacou a felicidade da família em poder, aos poucos, voltar a uma certa normalidade.

“Durante a pandemia nós precisamos nos afastar pra cuidar daqueles que amamos, mas a cultura e o lazer são importantes não apenas para o desenvolvimento das crianças, mas também para a saúde mental dos adultos”, explicou Mattos. “Ter um evento gratuito oferecido pelo Estado, e que valoriza muito nossa cultura local, foi uma oportunidade ótima de trazer toda a família pra se divertir nessa reta final de ano”.

Pessoas de todas as idades circulavam pelas dependências do Teatro Guaíra. No caso dos idosos, em especial, o período de pandemia exigiu ainda mais cuidado, uma vez que este era um dos públicos com maior risco em caso de contaminação. O engenheiro aposentado Erol Haygert viu no evento um programa para fazer com a namorada, a também aposentada Neide Siqueira. “Já são quase dois anos sem poder fazer esse tipo de passeio, e nós sempre tivemos o hábito de frequentar o Teatro Guaíra e outros pontos culturais", contou Erol. “Essa iniciativa do Governo do Estado foi realmente muito interessante”.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também compareceu ao evento e destacou que o momento de recuo dos números da pandemia faz crescer o otimismo por uma retomada plena da normalidade. “É óbvio que não estamos saindo desse cenário pandêmico podendo comemorar. Infelizmente, perdemos mais de 40 mil paranaenses para essa doença, mas a melhora nos números e o avanço da vacinação nos permite olhar com otimismo para o futuro, com a recuperação econômica, a retomada das agendas culturais, das crianças nas salas de aula. A expectativa é que 2022 seja um ano muito melhor para todos nós”, afirmou o secretário.

ATRAÇÕES– Dentre as principais atrações do evento estavam o grupo de comédia Tesão Piá, que realizou uma apresentação de stand up comedy, e a dupla sertaneja Willian e Renan, que carinhosamente atendeu o público e tirou fotos antes de começar o evento. “É a segunda vez que participamos, a convite do governador Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost, e é sempre um prazer poder levar um pouco de alegria para as pessoas, especialmente após esses quase dois anos de restrições por conta da pandemia”, celebrou Willian.

Também se apresentaram a Fanfarra Infantil Octeto da Usina de Música de São José dos Pinhais; Escola de Dança do Teatro Guaíra; Banda da PM; Coral Infantil Projeto Nova Terra; Papai Noel italiano e seus amigos circenses; Rogério Cordoni (cover de Elvis Presley); e as escolas de samba Enamorados do Samba e Leões da Mocidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias