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Opinião Branding

O que é branding: importância da gestão de marca

Carina Walker*

13/05/2020 09h17 Atualizada há 2 meses
Por: Da redação
Imagem: Rawpixel/Freepik
Imagem: Rawpixel/Freepik

Uma marca pode ser o ativo mais valioso de uma empresa, por isso, fazer parte da vida dos consumidores em momentos de fragilidade e emoção – como o período de pandemia – pode ser mais um dos esforços para imprimir a lembrança da marca na memória do público. 

Essa tarefa faz parte do trabalho de gestão de marca, também chamado de branding, e que compreende todos os cuidados com ela, bem como sua promoção, visando à assimilação e ao encantamento do público-alvo.

A marca não é apenas um nome ou símbolo, mas sim tudo o que ela representa: abrange todo o universo de significados que o público atribui a ela. Por isso, considera-se que a marca possui um valor intangível, devido aos aspectos de subjetividade que carrega. 

Essa significação é construída no íntimo de cada consumidor a partir de sua impressão e de vivências que experimentou com a marca.

Sendo assim, o branding tem o propósito de construir junto ao público uma percepção positiva da marca, a fim de conquistar a preferência dele.

Poderosas e duradouras

Segundo o empresário americano Howard Schultz, “as marcas mais poderosas e duradouras são as que ficam no coração das pessoas”.

A emoção de receber um presente ou de consumir um produto junto da pessoa amada pode ajudar a fortalecer os laços do consumidor com a marca. Porém, os esforços para essa conquista vão muito além, pois nem todas as marcas dispõem de produtos, mas podem ser serviços, organizações, lugares e até pessoas.

Muitos segmentos corporativos conseguem edificar uma boa reputação da marca mesmo diante de produtos ou serviços com menor apelo emotivo. Para isso, é importante ter uma gestão profissional que contemple o posicionamento da marca, uma boa comunicação e uma exemplar relação com a sociedade (o que inclui o exercício das responsabilidades sociais e ambientais).

Para acertar a cabeça, mire o coração

Ter a marca do produto ou da empresa gravada na mente do consumidor de forma privilegiada é uma conquista significativa para qualquer companhia, especialmente diante do turbilhão de informações pelo qual ele é impactado diariamente. 

Se a concorrência por atenção é cada vez maior, lembre-se que a estratégia mais eficaz para grafar a sua marca na cabeça das pessoas é mirar o coração delas.

Então, não basta abrir uma empresa e esperar o cliente. É preciso estar em sintonia com as emoções dele, identificar as suas dificuldades e necessidades para ser a solução do problema dele. Se você é, faça com que ele saiba.

Vida social da marca

A marca não deve estar apenas estampada no rótulo ou na fachada, ela precisa ter uma “vida social”. Significa que ela precisa expressar engajamento, estar presente em campanhas, ações sociais, participar de iniciativas de promoção da saúde, educação, conscientização, de acordo com a sua natureza, aptidão ou capacidade. Essa postura humaniza a marca.

A gestão de marca ainda compreende lidar com crises de imagem, sendo necessário bem administrar situações que poderiam prejudicá-la, para reverter essa possibilidade.

As 100 marcas mais lembradas do Brasil

Nessa semana a Revista Exame publicou a lista das 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros na pandemia de Covid-19. O ranking foi elaborado pela consultoria Croma, a partir de 9.080 entrevistas realizadas on-line, de 15 de fevereiro a 29 de abril.

Na pesquisa, Itaú, Ambev e Magazine Luiza foram as três marcas mais lembradas do país (acesse a lista completa abaixo). Por que elas se destacaram?

Conforme a reportagem, chamou a atenção que o destaque das empresas no levantamento esteve relacionado à percepção do público em relação a ações e comunicações desenvolvidas pelas marcas com o objetivo de atenuar os impactos da crise.

Nessa pandemia ficou evidente a adoção de uma postura de humanização das companhias, em que elas se mostram sensíveis ao que acontece ao seu redor e se colocam em sintonia com as pessoas. 

Essa postura confirma a tendência na gestão de marcas, em que elas não se mostram apenas focadas em resultados, pois elas compreendem que estes são consequências da sua simbiose com o público e com a sociedade. Está dada a dica. 

Sucesso a todos!

Ranking das marcas mais lembradas:

1º Itaú

2º Ambev

3º Magazine Luiza

4º Santander

5º Natura

6º O Boticário

7º Bradesco

8º Nestlé

9º Americanas

10º Casas Bahia...

Confira a lista completa das 100 marcas em: https://exame.abril.com.br/marketing/as-100-marcas-mais-lembradas-pelos-brasileiros-na-pandemia-da-covid-19/

*A autora é jornalista e investidora

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