Sábado, 08 de Agosto de 2020
(45) 99102-6309
Opinião Vencendo desafios

Criatividade pode driblar a crise

Carina Walker*

27/05/2020 11h27 Atualizada há 2 meses
Por: Da redação

Todas as pessoas têm potencial para exercer a criatividade e não precisam ser talentosas para isso. 

A história nos mostra que muitos produtos, serviços e soluções de problemas surgiram nos períodos de crise enfrentada pela humanidade – o que teoricamente pode ser visto como uma oportunidade atualmente.

A crise nos impõem obstáculos e desafios, os quais podem atuar como estímulos para a atividade criativa.

A criatividade ou inovação que nasce no ambiente de dificuldade pode surgir a partir de ideias novas ou mesmo de analogias; associação de elementos distintos; da relação falta x disponibilidade (famoso “fazer com o que tem”); da constatação de que algo já não funciona (ou não dá resultado) e por isso existe necessidade de fazer diferente. 

Mudança, adaptação, reinvenção são as palavras de ordem nesse contexto. 

Exemplos atuais

Alguns exemplos podem ser constatados nesse período de pandemia de Covid-19.

Devido à necessidade de distanciamento social, muitos restaurantes tiveram que ficar fechados por algum período. Porém, um restaurante holandês (foto) surpreendeu quando voltou a abrir as portas, fazendo essa espécie de cabines sobre as mesas, o que permitiu a frequentação por casais e ainda deu um toque romântico ao ambiente. Não ficou lindo?

Restaurante holandês fez cabines para respeitar o distanciamento social | Foto: Mediamatic

 

Já um restaurante de Curitiba, que adotou o sistema de entrega de refeições em casa (delivery), passou a incluir nas vendas o combo romântico (foto), que inclui velas decorativas, buquê de rosas, marcadores de taças e vinhos. E foi além: como um dos seus diferenciais é a vista do local onde fica o estabelecimento, o combo inclui uma gravação do pôr do sol do restaurante e a playlist de músicas tocadas lá habitualmente! Não é que a ideia agradou?

Restaurante de Curitiba entrega em casa o jantar romântico, com flores, velas e música | Foto: Reprodução

 

Quantas pessoas passaram a costurar máscaras para vender nesse período e conseguiram uma renda extra? Inclusive surgiram muitos modelos diferentes, até mesmo máscaras transparentes para leitura labial, outras bem divertidas e até máscaras de personagens do universo infantil (foto).

Máscara infantil criativa e divertida, tema Lilo e Stitch | Foto: Divulgação

 

Mas a criatividade extrapolou seus limites na criação desse pijama home office (foto), ou seja, para trabalhar em casa! Uma marca japonesa passou a fabricar um pijama cuja parte superior imita uma camisa social, que seria ideal para usar em videoconferências ou reuniões online. Você usaria? Está à venda em lojas virtuais.

Uma empresa japonesa inventou o pijama home office, ideal para videoconferências | Foto: Reprodução

 

Exemplos famosos

Até mesmo marcas de sucesso já surgiram em meio a crises. No segmento alimentício temos a Fanta, refrigerante inventado a partir de uma situação de dificuldade, no período da Segunda Guerra Mundial, em que a “calda secreta” da Coca-Cola não chegava à fábrica e a empresa se adaptou fazendo a bebida com uma “poção” sabor laranja.

No mesmo período, a falta de cacau levou um confeiteiro a incrementar sua receita com avelãs e açúcar, fazendo surgir o famoso creme Nutella.

E na crise do café, a Nestlé se viu obrigada a transformar o seu estoque de grãos em pó para que fosse mais durável, foi assim criado o saudoso Nescafé, que consumimos até hoje.

Portanto, as adversidades muitas vezes podem ser convertidas em novidades. Para isso é preciso estarmos atentos ao que existe à nossa volta, tentar se desvencilhar de pensamentos lógicos, deixar fluir nossos impulsos imaginativos e se permitir ousar.

Sucesso a todos!

* A autora é jornalista e investidora.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 06h04 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

17° Sensação
13.2 km/h Vento
66.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias