O vereador Paulo Porto (PT) encaminhou um ofício para a Vigilância Sanitária em Cascavel solicitando informações sobre as vistorias que a agência tem feito nos últimos dias nos frigoríficos do município. "Queremos saber se as empresas estão seguindo as determinações de distanciamento entre os trabalhadores, para assim garantir a segurança sanitária desses funcionários", disse o parlamentar.
Denúncias apontam que frigoríficos de Cascavel podem ter surtos de covid-19. Em poucos dias, vários trabalhadores foram diagnosticados com a doença. O setor, considerado como atividade essencial pelo decreto federal que regulamenta o que pode ou não funcionar no período de quarentena, foi um dos poucos que não parou por causa da pandemia.
Cascavel tem aproximadamente 7 mil trabalhadores nos frigoríficos e, segundo Elenice Guarez, a Leninha, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Cascavel e Região, que está acompanhado as condições de trabalho e de distanciamento nas unidades, foram confirmados 36 casos de covid-19. Desses, 19 foram na unidade da Coopavel e 17 casos na unidade da Lar. As empresas de menor porte da cidade não têm casos confirmados ainda, pois se adaptaram mais rápido às regras de distanciamento e prevenção, segundo Leninha.
A estrutura de funcionamento do setor é propícia para que aconteça contaminação em larga escala. São centenas de trabalhadores em uma unidade, muitos trabalhando lado a lado em ambientes fechados e refrigerados devido às normas sanitárias que regulam a qualidade do produto, o que causa restrição na renovação de ar. Outros locais, como vestiários e refeitórios, também favorecem a aglomeração, principalmente nas trocas de turnos.
Parte dos trabalhadores moram em municípios vizinhos, favorecendo a interiorização da covid-19. O deslocamento dos trabalhadores é feito por transporte contratado pelas empresas, o que facilita o contágio entre trabalhadores e que o vírus chegue às suas cidades de origem. O município de Anahy, a cerca de 60 km de Cascavel, é um exemplo dessa situação. Com apenas 2.800 habitantes, tem quatro casos confirmados de covid-19, todos trabalhadores de um frigorífico em Cascavel.
A Justiça já interditou frigoríficos no Rio Grande do Sul, onde mais de 30% das pessoas contaminadas em todo o estado são trabalhadores de frigoríficos. Em Rondônia, uma unidade da JBS teve a atividade interrompida após a confirmação da contaminação em massa de trabalhadores. Lá são 30 casos confirmados, 40 casos suspeitos e um funcionário morreu por covid-19.
Mín. 16° Máx. 28°