Quarta, 08 de Dezembro de 2021
18°

Tempo aberto

Cascavel - PR

Cotidiano Mais de 140 casos

Frigoríficos da LAR e Coopavel estão com surtos de coronavírus em Cascavel

Até ontem (01) havia 70 casos confirmados na LAR e 71 na Coopavel, além de outras pessoas que tiveram contatos com os trabalhadores

02/06/2020 às 12h32 Atualizada em 02/06/2020 às 17h40
Por: Da redação
Compartilhe:
As características do trabalho nos frigoríficos favorece a disseminação do novo coronavírus
As características do trabalho nos frigoríficos favorece a disseminação do novo coronavírus

O aumento significado do número de casos de coronavírus em frigoríficos de Cascavel ameaça a produção da LAR e da Coopavel, duas das mais tradicionais indústrias do setor na região. A situação de surto nas duas cooperativas levou a AP-LER (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos) solicitar providências ao COE - Centro de Operações de Emergências, protocolado na manhã desta terça-feira (2) e encaminhado também à Prefeitura de Cascavel. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Conforme relata o representante da AP-LER, Laerson Matias, levantamento feito na manhã de ontem (1) junto à 10ª Regional de Saúde, apurou que nos frigoríficos das duas empresas em Cascavel havia mais de 140 trabalhadores já confirmados com coronavírus, além de outras pessoas com quem tiveram contato, que também testaram positivo. 

Segundo relata o comunicado da AP-LER, são 70 casos de trabalhadores na LAR e 71 casos confirmados na Coopavel. Isso em levantamento feito antes da divulgação do novo boletim da Secretaria Municipal da Saúde, no final da tarde de ontem, que apontou 92 novos casos no município, num total de 508 pessoas infectadas até aqui, além de 9 óbitos

Uma situação que aumentou ainda mais o nível de preocupação da entidade foi o óbito de um motorista que atuava no transporte de trabalhadores da LAR. E outro fator preocupante é que muitos trabalhadores utilizam o transporte público convencional para ir e voltar de casa para os frigoríficos, podendo contribuir na rápida disseminação da doença tanto em Cascavel como em outras cidades da região.

A situação também foi motivo, ainda na semana passada, de um ofício do vereador Paulo Porto encaminhado à Vigilância Sanitária do Município, cobrando providências. Cascavel tem mais de 7 mil trabalhadores no setor. 

Unidades interditadas

A situação preocupante relatada pela entidade já vem acontecendo em outros estados brasileiros, como em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso e também em Paranavaí (PR). Em muitos destes locais, com bem menos casos confirmados já houve inclusive a interdição e o fechamento integral ou parcial de algumas unidades frigoríficas.

Em Paranavaí, um frigorífico chegou a ficar fechado de 9 a 23 de abril, sofreu modificações na estrutura de produção, foi higienizado, teve todos os trabalhadores testados e depois de assinar um Termo de Ajuste de Conduta retomou as atividades.

O rápido aumento de infecções preocupa porque este é um segmento intensivo em mão de obra e sua própria estrutura operacional e características favorece a disseminação do novo coronavírus. 

“Evidente que há risco maior de proliferação do Vírus nos frigoríficos por causa do: 1- ambiente predominantemente frio; 2 - umidade em diversos setores e 3 - trabalhadores exercendo suas atividades lado a lado”, diz trecho do ofício da AP-LER.

A reportagem fez contato com as duas cooperativas. A Coopavel informou que não irá se manifestar a princípio. A LAR emitiu uma nota oficial a respeito. 

Confira abaixo o ofício da AP-LER protocolado junto ao COE e encaminhado à Prefeitura. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Cascavel - PR
Sobre o município Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR Atualizado às 01h30 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 31°

Qui 32°C 14°C
Sex 33°C 15°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 22°C 17°C
Seg 36°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias