A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel emitiu uma nota nesta sexta-feira (5) informando que por enquanto não há necessidade de medidas sanitárias de fechamento parcial ou total de frigoríficos no município. Segundo a nota, a decisão foi tomada tendo por base a análise dos cenários, dados e informações de inspeções in loco nos frigoríficos com mais de 500 trabalhadores.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
No início da semana a AP-LER (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos) protocolou pedido de providências junto ao COE - Centro de Operações de Emergências, em função da constatação de surtos de caso nos frigoríficos da Lar e da Coopavel. Segundo o representante da entidade, Laerson Matias, levantamento feito na segunda-feira (1) junto à 10ª Regional de Saúde, apurou que nos frigoríficos das duas cooperativas havia mais de 140 trabalhadores já confirmados com coronavírus, além de outras pessoas com quem tiveram contato.
Em nota, a Lar manifestou desde março mantém um Plano de Contingência com várias ações preventivas à propagação da Covid-19 e que o contágio tem acontecido face as aglomerações e falta de cuidados pessoais fora do ambiente de trabalho. Disse ainda que considera a situação estável e em declínio.
A Secretaria Municipal de Saúde também entende que tecnicamente não se justificam medidas de contenção mais rígidas dos que já estão sendo adotadas pelas empresas e que são acompanhadas pela Vigilância em Saúde. Mas, alerta que havendo mudança do cenário epidemiológico serão aplicadas medidas conforme orientações dos órgãos reguladores.
Confira abaixo a nota na íntegra:
NOTA – SAÚDE
Considerando o monitoramento e as inspeções já realizadas nos frigoríficos/abatedouros acima de 500 trabalhadores pela Vigilância em Saúde desde o início da pandemia até o momento atual, a Secretaria de Saúde informa que diante das análises dos cenários, dados e informações obtidas através de inspeções in loco nos frigoríficos, análise epidemiológica dos casos e risco em saúde, baseando-se na legislação vigente e considerando o atendimento das medidas sanitárias de enfrentamento à COVID-19, não justifica-se tecnicamente, neste momento, a aplicação de medidas de contenção de fechamento parcial e/ou total nesses estabelecimentos.
A Saúde salienta que os estabelecimentos estão sendo monitorados e orientados pelas vigilâncias quanto ao enfrentamento da doença. No entanto, havendo mudança do cenário epidemiológico serão aplicadas medidas conforme orientações dos órgãos reguladores.