Sábado, 08 de Agosto de 2020
(45) 99102-6309
Opinião Tecnologia

Usuários poderão enviar dinheiro pelo WhatsApp

Pequenas empresas também poderão realizar vendas pelo aplicativo

15/06/2020 14h40 Atualizada há 2 meses
Por: Da redação
Imagem: Divulgação/Facebook
Imagem: Divulgação/Facebook

Uma grande novidade foi anunciada nesta segunda-feira (15) para os usuários do WhatsApp no Brasil: o lançamento do serviço de envio e recebimento de dinheiro pelo aplicativo. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

O anúncio foi feito pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, o qual fez questão de destacar que o Brasil é o primeiro país em que a empresa está lançando amplamente os pagamentos via WhatsApp. Até então, o WhatsApp Pay vinha sendo testado na Índia.

Segundo Zuckerberg, para viabilizar a disponibilização desse novo serviço foram realizadas parcerias com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, que é o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil.

Além de possibilitar o envio de valores financeiros entre os usuários do aplicativo, pequenas empresas também poderão, em breve, realizar vendas diretas pelo aplicativo.

De acordo com o CEO, a função de realizar pagamentos e recebimentos pelo WhatsApp será bastante descomplicada, sendo possível enviar dinheiro com a mesma facilidade com que se envia uma foto para qualquer um dos contatos.

Para fazer uso do sistema de transações financeiras via aplicativo, os usuários precisarão efetuar um cadastro no Facebook Pay, que conforme o empresário, “fornece uma maneira segura e consistente de efetuar pagamentos”.

Desse modo, o Facebook, que é proprietário do WhatsApp, conseguirá desenvolver uma vinculação interplataformas, em que os usuários necessitam de um para fazer uso de recursos disponíveis em outro.

O lançamento veio bem a calhar especialmente no momento histórico em que a população é estimulada a evitar sair de casa, sendo assim, logo será possível liquidar diversas negociações financeiras no exato momento em que são realizadas, mantendo o isolamento social.

A novidade deverá representar um avanço significativo no campo dos sistemas de pagamentos digitais, já que o WhatsApp conta, atualmente, com cerca de 130 milhões de usuários no Brasil.

Até então, uma das mais populares opções de compartilhamento de dinheiro era o aplicativo PicPay. No entanto, seu alcance é significativamente menor, já que soma em torno de 20 milhões de usuários em seu total. 

Se tiver funcionamento e segurança satisfatórios, o WhatsApp Pay poderá substituir o PicPay para muitos que viriam a se tornar usuários deste, além de ocorrer migração dos que já utilizam. 

Com disponibilidade para os sistemas Android e iOS, o novo serviço deverá ter ampla adesão dos brasileiros, que estão cada vez mais utilizando as ferramentas tecnológicas para realizar transações financeiras. 

A praticidade de ter disponíveis mais serviços reunidos em um mesmo aplicativo é genial e provavelmente fará com que a empresa Facebook mantenha-se majestosa em seu segmento no universo digital.

Sucesso a todos!

*Carina Walter é jornalista e investidora. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 06h24 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

17° Sensação
13.2 km/h Vento
66.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias