Terça, 14 de Julho de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano #ReduzUnivel

Estudantes da Univel querem a redução das mensalidades durante a pandemia

Eles reclamam que instituição não reduziu nem mesmo as mensalidades das aulas práticas que não podem ser ministradas via on-line

25/06/2020 09h34 Atualizada há 3 semanas
Por: Da redação
Centro Universitário de Cascavel - Univel
Centro Universitário de Cascavel - Univel

A redação do Preto no Branco recebeu dezenas de mensagens e e-mails provenientes de estudantes da Univel, sobre um manifesto denominado #ReduzUnivel. O mesmo também repercute nas redes sociais, especialmente nas contas pessoais dos próprios estudantes, que clamam por redução das mensalidades enquanto perdurar a pandemia.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Segundo o texto distribuído, mesmo já transcorridos três meses do início do distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais, até agora a instituição ainda não reduziu o valor das mensalidades. Manifestando não querer causar prejuízo à faculdade e aos seus funcionários, o manifesto alerta que muitos estudantes estão passando por situação delicada em função da pandemia e podem até mesmo abandonar os estudos. 

A carta reconhece que a instituição oferece aulas on-line mas muitos cursos têm disciplinas práticas que não podem ser contempladas e denunciam que nem mesmo o valor destas aulas foi abatido das mensalidades. 

O manifesto clama para que a instituição pratique um valor justo para que todos possam continuar seus estudos enquanto perdurar a necessidade do isolamento social.

Preto no Branco entrou em contato com a Univel. Foi informado que a instituição se manifestaria sobre o assunto nos seus canais oficiais, o que aconteceu logo em seguida através de vídeo com manifestação do pró-reitor administrativo, Lucas Silva. No vídeo ele explica que, ao invés de redução, os custos da faculdade aumentaram durante a pandemia por conta dos investimentos feitos para garantir as aulas on line. Disse ainda que a Univel está à disposição para negociar caso a caso. CLIQUE AQUI para assistir. 

Veja o texto do manifesto dos estudantes na ínte

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL – UNIVEL

Nós, estudantes dos mais diversos cursos do Centro Universitário de Cascavel (Univel), viemos a público manifestar nossa indignação com a Instituição de Ensino que, mesmo após cerca de três meses do início do isolamento social, não reduziu o valor das mensalidades.

Compreendemos que o infortúnio gerado pela pandemia não é de responsabilidade da Univel, e que a mesma tem se esforçado para não prejudicar totalmente seus estudantes com aulas on-line em substituição às presenciais. No entanto e devido à pandemia, muitos estudantes estão passando por uma situação financeira delicada e começam a apresentar dificuldades em continuar arcando com os valores integrais das mensalidades.

Cursos que apresentam em sua matriz curricular disciplinas práticas precisaram ser suspensas ou em alguns casos adaptadas e, ainda assim o valor destas disciplinas não foram deduzidos do valor final a ser pago pelos estudantes. Não obstante, a ausência dos estudantes reduz consideravelmente os custos do ambiente físico da Instituição (água e energia), os quais também não passaram por dedução. 

Por este motivo, estamos reivindicando uma redução nos valores aplicados nas mensalidades através do movimento #ReduzUnivel. Ressaltamos que nossa manifestação é pacífica e não tem intuito de prejudicar a Univel, nem seus funcionários, apenas reivindicar um valor justo para que todos possam dar continuidade aos seus estudos enquanto enfrentamos o período de isolamento social.

Acreditamos que nossa Instituição de Ensino busca levar conhecimento de qualidade a um número cada vez maior de pessoas, embora saibamos também o quão baixo é o nível de escolaridade brasileiro e os poucos que chegam ao ensino superior. Então deixamos os seguintes questionamentos: quantos dos que trancaram/trancarão a matrícula devido à situação financeira vão retomar os estudos após esse período e qual papel a Univel terá nisso?

 Até que ponto a Instituição se preocupa com seus alunos?

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 23h12 - Fonte: Climatempo
10°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 17°

° Sensação
16.8 km/h Vento
68.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias