Domingo, 05 de Julho de 2020
(45) 99102-6309
Política Brasília

Grupo da Lava Jato na PGR pede demissão coletiva

A gota d’águafoi a manobra de sua auxiliar, Lindora Araújo, que copiou bancos de dados sigilosos das investigações da Lava Jato, informalmente e sem apresentar documentos ou justificativa

26/06/2020 20h45 Atualizada há 1 semana
Por: Da redação Fonte: O Antagonista
Sede da PGR em Brasília
Sede da PGR em Brasília

O grupo de procuradores da Lava Jato na Procuradoria Geral da República (PGR) pediu demissão coletiva no início da noite desta sexta-ferira (26), por discordar da gestão de Augusto Aras.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

A gota d’água, segundo o que divulgam veículos de comunicação nacional, foi a manobra de sua auxiliar, Lindora Araújo, que copiou bancos de dados sigilosos das investigações da Lava Jato, informalmente e sem apresentar documentos ou justificativa.

Mais cedo, os procuradores enviaram ofício à Corregedoria Geral do Ministério Público denunciando a medida.

“Aras atua como advogado, não como procurador”, diz um dos integrantes do grupo. Segundo ele, o PGR vem atuando para desmoralizar a Lava Jato e enterrar investigações. E os inquéritos que interessam politicamente são restritos aos assessores do gabinete e a Lindora, considerada alinhada ao bolsonarismo.

O grupo, que agora fica sem nenhum integrante, é responsável por conduzir os inquéritos envolvendo políticos com foro privilegiado decorrentes da operação, atua em habeas corpus de investigados, acordos de colaboração premiada e outros assuntos.

Aras vinha escanteando a atuação do grupo desde o início da sua gestão, retirando investigações e processos da atribuição do grupo e puxando para seu gabinete. Por isso, o primeiro coordenador escolhido por ele, José Adônis Callou de Araújo Sá, pediu demissão em janeiro. Em seguida, o procurador-geral nomeou Lindora Araújo para o cargo, subprocuradora alinhada a ele e com quem ele mantém relação de extrema confiança.

Pediram demissão os procuradores Hebert Reis Mesquita, Luana Vargas de Macedo e Victor Riccely. Outra integrante, que era a mais antiga na Lava-Jato da PGR, já havia deixado o grupo no início do mês, Maria Clara Barros Noleto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 01h11 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 19°

15° Sensação
20.9 km/h Vento
79.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias