Segunda, 06 de Julho de 2020
(45) 99102-6309
Política Cascavel

Justiça pode manter condenação de Paranhos, ou não?

O recurso tramita no TRF da 4ª Região, podendo ser julgado antes do pleito eleitoral

29/06/2020 09h02
Por: Miguel Dias
Prefeito Leonaldo Paranhos
Prefeito Leonaldo Paranhos

Divulgação no site notíciascascavel.com.br, postada na semana passada, atualizou o andamento de processo no qual o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), é um dos réus condenados em primeira instância, tendo recorrido da condenação.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

O julgamento feito pela juíza federal Ana Carolina Morozowski, de Curitiba, aconteceu em fevereiro do ano passado. A matéria trata de possível improbidade em convênio contratando mão de obra entre IPEM/Pr, em 2009 sob a presidência de Paranhos, e a gaúcha Associação Canoense de Deficiente Físico (ACADEF). O recurso tramita no TRF da 4ª Região, podendo ser julgado antes do pleito eleitoral. Se a sentença for favorável, o condenado reverterá a perda de direitos políticos determinada na canetada inicial. Do contrário, seu virtual projeto de reeleição corre risco de naufragar.

O trabalho da renomada (e cara) banca de advogados curitibanos que defende o alcaide cascavelense no caso, ditará o desfecho do imbróglio iniciado em denúncia do Ministério Público Federal. Os profissionais são Luiz Fernando Casagrande Pereira, Fernando Cezar Vernalha Guimarães e Gustavo Bonini Guedes. 

Devolução e multa

Os juristas também tentam derrubar uma devolução de R$ 1.800.000,00 aos cofres públicos e multa de R$ 500.000,00. A defesa confia na absolvição. O novo dirigente municipal do PSC, Moacir Vosniak, confirma a existência do questionamento jurídico, porém não quer comentar a demanda. Ele assumiu a presidência do partido no lugar de Alcineu Grubber, convencido de que o alcaide ficará mais quatro anos na prefeitura.

A coluna ouviu especialistas e soube que, apesar de condenado, no momento Paranhos não está impedido de tentar ser reeleito. Caso o recurso de segundo grau falhe, a conversa será outra e ele poderá ficar fora do páreo. Os outros condenados são Jorge Fernandes Cardoso e José Antônio Fonseca.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Miguel Dias
Sobre Miguel Dias
Jornalista e radialista. Colunista político do Preto no Branco.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 17h29 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 18°

18° Sensação
9.3 km/h Vento
61.8% Umidade do ar
80% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias