Terça, 14 de Julho de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Coronavírus

Governo prepara decreto com medidas pontuais para algumas regiões do Estado

Novas medidas de restrição devem ser anunciadas por Ratinho Junior nesta terça-feira

29/06/2020 18h29 Atualizada há 2 semanas
Por: Da redação
Medidas do Governo do Estado devem atingir também a cidade de Cascavel e região
Medidas do Governo do Estado devem atingir também a cidade de Cascavel e região

O Governo do Paraná deve anunciar nesta terça-feira (30) novas medidas de restrição para as regiões do Paraná que mais sofrem devido ao avanço da pandemia de Covid-19. O assunto será tratado em reunião na manhã desta terça e o anúncio está previsto para a tarde.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

No final da tarde circulou notícia pelas redes sociais de que aconteceria um lockdown em todo o Estado, o que foi desmentido pela Secretaria de Comunicação do Governo. 

Por outro lado, o Governo confirmou que está elaborando uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. Estas medidas estariam ainda sendo discutidas em diversas instâncias do Executivo e serão apresentadas aos demais poderes do Estado. 

Medidas mais restritivas devem ser adotadas para as macrorregiões Leste e Oeste do Estado, que englobam a Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e a Região Oeste do Paraná. Cascavel é uma das cidades que deve ser diretamente impactada. 

A movimentação do governo coincide com a pressão do Ministério Público do Paraná (MPPR), que entrou com ação civil pública nesta segunda-feira (29) pedindo lockdown e revisão da flexibilização no comércio. A Justiça deu prazo de 72 horas para o governo se manifestar a respeito.

As macrorregiões Leste e Oeste são as que registram os maiores índices de ocupação de leitos de UTI e enfermarias tanto nos leitos exclusivos para Covid-19, quanto nos leitos gerais para o SUS. Além da sobrecarga visível no hospitais, a preocupação das autoridades de saúde do Estado é que a curva do novo coronavírus não dá sinais de redução e os índices de isolamento também não melhoraram com as últimas medidas de restrição. Hoje o Paraná chegou a um total de 600 óbitos pelo novo coronavírus. 

Igrejas e shoppings

Entre as medidas já dadas como certas no novo decreto estão o fechamento das igrejas e shoppings e o fechamento de tudo nos fins de semana. Ainda não há uma definição sobre os horários de funcionamento do comércio. 

O reforço das restrições também daria tempo para o governo e as prefeituras ativarem mais leitos para a demanda causada pela pandemia. Em Curitiba, por exemplo, a Prefeitura corre contra o tempo para contratar equipe de médicos e enfermeiras para colocar em funcionamento o Instituto de Medicina do Paraná

Cidades mais atingidas

Conforme levantamento desta segunda-feira, as cidades com mais casos confirmados e mortes pela Covid-19 no estado, são:

Curitiba: 3.874 diagnósticos e 139 mortes;

Cascavel: 2.601 casos e 44 mortes;

Londrina: 1.359 casos e 73 mortes;

Maringá: 1.148 diagnósticos e 16 mortes;

Cornélio Procópio: 248 casos e 14 mortes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 22h32 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 17°

° Sensação
16.4 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias