Domingo, 05 de Julho de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Quarentena

Sete regionais do Paraná terão quarentena de 14 dias. Cascavel, Toledo e Foz estão incluídas

Governo anunciou que somente atividades essenciais poderão funcionar nas cidades que compreendem a estas regionais

30/06/2020 15h02 Atualizada há 4 dias
Por: Da redação
Medidas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior
Medidas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior

As regionais de Saúde de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu estão entre as regiões que serão afetadas pelo novo decreto de enfrentamento do novo coronavírus anunciado nesta terça-feira (30). Também são atingidas as regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte e Região Metropolitana de Curitiba. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Nos municípios que integram estas regionais de saúde apenas as atividades consideradas essenciais poderão funcionar. O decreto começa a valer a partir desta quarta-feira (1). O governo diz que não é lockdown, mas sim uma quarentena mais restritiva em função da elevação do número de casos e óbitos nestas regiões ao longo dos últimos 15 dias. 

O governador disse que o decreto é uma determinação e não uma recomendação e que os municípios deverão que acompanhar a decisão do Estado. A determinação poderá ser estendidas também a outras regionais, conforme o comportamento dos índices de disseminação do vírus. 

CLIQUE AQUI e veja o decreto na íntegra. 

Segundo o governador Ratinho Junior, 75% dos casos registrados no Paraná estão concentrados nestas sete regionais de saúde, que compreendem a 134 municípios. Ao todo, o Paraná tem 22 regionais de saúde. 

Conforme o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, só nos últimos 15 dias foram registrados metade dos casos desde o começo da pandemia no Paraná. O que preocupa também é o baixo índice de isolamento social que fica numa média de 36% durante a semana, quando o ideal seria acima de 50%.

Recorde de casos e óbitos

O Paraná teve nesta terça-feira novos recordes de novos casos e óbitos pela Covid-19. Foram 1.536 casos novos confirmados e 36 mortes pela doença. O total agora é de 22.623 casos no Paraná desde o início da pandemia e 636 mortes.

Insumos e intensivistas

A maior preocupação do governo neste momento é o risco de faltarem medicamentos para sedar os pacientes graves que precisam ser entubados. Segundo o governador, esse é um problema que afeta o mundo, pois estão se esgotando os insumos necessários na UTI.

Também está no limite o número de intensivistas, ou seja, os profissionais especializados para o atendimento nas UTIs. 

Medidas

- Por 14 dias – prorrogáveis por mais 7, se necessário –, ficam restringidas as atividades econômicas não essenciais (shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas).

- O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos.

- Também fica proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 22h às 5h.

- O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos.

- Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis – exceto nas rodovias.

- Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão).

- Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si.

- A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura.

- A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais, sob pena de multa em caso de descumprimento.

- Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

O detalhamento das atividades com restrição será feito em decreto que deve ser assinado ainda nesta terça-feira pelo governador.

Confira o pronunciamento do governador: 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 00h51 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 19°

15° Sensação
20.9 km/h Vento
79.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias