Sábado, 08 de Agosto de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Cascavel

Compromisso: Huop cria serviço de Diálise Intra-hospitalar

O equipamento simula a função desempenhada pelo rim, que é limpar e filtrar o sangue.

13/07/2020 19h48
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Compromisso: Huop cria serviço de Diálise Intra-hospitalar

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu mais três equipamentos de hemodiálise, adquiridos através da doação de R$ 1 mi da Cotriguaçu, cooperativa que disponibilizou o valor para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. O equipamento simula a função desempenhada pelo rim, que é limpar e filtrar o sangue. Também foram adquiridos outros dois aparelhos que realizam a osmose reversa, essencial para fornecimento da água no padrão do procedimento.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Dois dos novos equipamentos de hemodiálise serão destinados para a Ala Covid-19, totalizando 4 aparelhos nessa unidade, e um será destinado para a UTI Geral, que contará com dois equipamentos. “Muitos pacientes com Covid-19 evoluem com lesão renal aguda, então a hemodiálise se tornou indispensável na unidade”, diz a enfermeira e coordenadora da Diálise Intra-Hospitalar, Tatiana Vieira. Após a pandemia, os novos equipamentos também poderão suprir demandas das enfermarias do hospital. “Hoje o serviço é realizado apenas na UTI, pois ele precisa ser fixado em um ponto da unidade, junto com o aparelho de osmose para que possa ser feito o procedimento. Futuramente, o projeto é instalar os equipamentos também em outros pontos para realizar a hemodiálise nas enfermarias”, comenta Tatiana.  

A estruturação do serviço de hemodiálise no hospital foi uma das propostas do reitor Alexandre Webber e teve início após o aumento dos números do procedimento, devido à pandemia. Apenas da UTI Geral, os dados apontam em média 37 procedimentos de hemodiálise mensal. Já com a UTI Covid-19, a média subiu para 52 procedimentos mensais. “A maioria destes pacientes são instáveis, ou seja, exige uma diálise mais longa, mais frequente e também uma equipe especializada para isso”, comenta. 

No Huop são dois tipos de diálises realizadas: a intermitente, que tem média de duração de 4 horas, e a estendida, com média de duração de 6 a 12 horas. “A primeira é uma diálise mais rápida e não é realizada diariamente, a segunda, é mais lenta. Tudo isso depende da condição clínica do paciente”, explica Tatiana. “É um procedimento extremamente importante e os novos equipamentos devem auxiliar muito para suprir a demanda, que tem aumentado significativamente durante a pandemia”, finaliza o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 21h10 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 25°

22° Sensação
1.6 km/h Vento
47.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias