Segunda, 10 de Agosto de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Saúde

Cascavel encerra ano epidemiológico da dengue com mais de 7,8 mil casos

Os bairros mais infestados pelo mosquito da dengue em Cascavel são Interlagos com 880 casos, Brasmadeira com 532, Cascavel Velho com 483, São Cristóvão com 368 e Brasília com 366 casos positivos.

29/07/2020 11h00
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Apesar do inverno, o combate à dengue não pode cessar
Apesar do inverno, o combate à dengue não pode cessar

O Município de Cascavel tem travado uma dura guerra contra o mosquito da dengue. Inúmeras ações foram realizadas para conter o avanço da doença, como atividades de orientação, visitas domiciliares, atendimento a denúncias e uma equipe de saúde preparada para o acompanhamento médico adequado.

Apesar de todo esse trabalho, Cascavel encerra o ano epidemiológico do ciclo 2019/2020 como o pior da história. Conforme o balanço final referente ao período de julho do ano passado até hoje (29), 7.878 cascavelenses tiveram a doença.  Ao todo, foram registradas 11.467 notificações no Município, sendo que 3.589 foram descartadas. Contudo, a espera por exames está zerada.

A coordenadora do Controle de Endemias, Mari Dalssaso, reforça que mesmo com as baixas temperaturas, a luta contra o mosquito deve seguir ativa para não refletir em níveis dramáticos no futuro. “Nunca foi vivenciado tantos casos e mortes por dengue em Cascavel, senão nos atentarmos em cuidar do nosso quintal vai continuar ocorrendo. Pedimos a população que mesmo agora no inverno não descuide do seu quintal, sempre dê uma olhadinha para que não fique nada com água parada, porque é agora que nós começamos o nosso trabalho para prevenir lá na frente. Temos que cuidar agora para que quando chegue os meses de novembro e dezembro não tenhamos tantos casos como tivemos este ano”, pontua.

Conforme a gerente de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, o ovo do mosquito resiste ao frio por até um ano, só esperando gotículas de água e calor para eclodir. “Por isso é tão importante manter os quintais e residências limpas, sem acúmulo de lixo ou objetos que possam acumular água, mesmo no inverno”, frisa.

O mais ínfimo acúmulo de água é o bastante para o mosquito fazer um criadouro e gerar riscos à saúde da população, inclusive podendo ser fatal. Em Cascavel, foram confirmados sete óbitos neste ano epidemiológico.

Conforme o boletim epidemiológico, os bairros mais infestados pelo mosquito da dengue em Cascavel são Interlagos com 880 casos, Brasmadeira com 532, Cascavel Velho com 483, São Cristóvão com 368 e Brasília com 366 casos positivos.

 Como posso ajudar?

Somente uma mobilização da comunidade é o que fará a diferença nessa guerra contra o mosquito. Não deixe acumular água parada, até mesmo água suja.

Dentre os locais que precisam ser vistoriados pela população estão: edícula, tonéis com captação de água da chuva, aquários sem bomba de oxigenação, pratos de vasos de plantas, bandejas das geladeiras, bebedouro de animais, tanque de roupas que ficam com água empossada no fundo, coletor de água da saída do ar-condicionado, lixeiro sem tampa e sem furo embaixo, piscinas de plástico, cisternas, caixas de gorduras e plantas aquáticas, pequenos objetos nos quintais; como tampas de garrafas, copos plásticos e brinquedos infantis. A destinação de pneus também é outro problema. A recomendação é deixá-los em uma área coberta ou então encaminhar para uma borracharia que se responsabilize. Até mesmo gotículas de água numa tampinha de plástico já são suficientes para se transformar no criadouro do mosquito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 13h11 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 27°

25° Sensação
21.8 km/h Vento
30.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias