Quinta, 24 de Setembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Cascavel

Inédito: chegada da Ressonância Magnética demanda grande operação no Huop

O aparelho, que teve o custo de R$ 3,5 mi, foi adquirido através da solicitação do deputado federal Evandro Roman (Patriota) junto ao Ministério da Saúde ainda em 2018.

09/08/2020 12h27 Atualizada há 2 meses
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Esta será a primeira ressonância em hospital público no interior do estado
Esta será a primeira ressonância em hospital público no interior do estado

A última etapa da instalação da ressonância magnética do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) demandou horas e até mesmo um guindaste telescópico para levantar o equipamento, que pesa 6 toneladas, até a sala onde será concluída a estrutura. Em 30 anos, esta é a primeira vez que uma operação tão grande é realizada no hospital, tendo o protocolo planejado e executado sem nenhuma intercorrência, durante este sábado (08).

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

A obra de adequação do local onde a ressonância será instalada começou ainda em junho, sendo executada com projetos desenvolvidos pela Diretoria de Planejamento Físico da Unioeste. No mês de julho, foram entregues e instalados alguns equipamentos essenciais, como a gaiola de faraday, para proteção de radiofrequência, e também a climatização. Com a chegada da ressonância magnética, a estrutura deve ser finalizada ainda no mês de agosto, e a expectativa é que esteja funcionando em setembro.

O aparelho, que teve o custo de R$ 3,5 mi, foi adquirido através da solicitação do deputado federal Evandro Roman (Patriota) junto ao Ministério da Saúde ainda em 2018. Durante a visita ao hospital em julho, ele acompanhou a obra e enfatizou a importância destes exames para a região. “É um hospital que existe há mais de 30 anos, e agora que recebe um aparelho de ressonância. Isso é uma sensação de dever cumprido e de que também conseguimos fazer mais para atender a população”, afirma Roman.  

Atualmente, poucos hospitais públicos no Paraná oferecem este serviço e a população muitas vezes tem que se deslocar até Curitiba para realizar o exame. Esta será a primeira ressonância em hospital público no interior do estado. “A fila para realização desse exame é muito grande, e nossa expectativa é que possamos zerar a espera. Isso demonstra que esse investimento é de grande valia para a saúde pública de toda região. Um grande trabalho de todos do Huop”, ressalta o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber. 

O aparelho ficará à disposição para exames exclusivos para o SUS durante 24 horas, e pode atender até 34 pacientes diariamente. “Ele vai atender uma região de 2,5 milhões de pessoas, beneficiando pessoas que sofrem com a demora para realizar o exame, tendo que se deslocar para Curitiba. É um grande projeto realizado, que envolve diversos setores do Huop e da Unioeste”, enfatiza o coordenador do Centro de Imagens do Huop, Narciso Comissio.

O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, também enfatiza a importância da ressonância magnética, tendo em vista que grande parte dos pacientes do hospital são vítimas de trauma e que necessitam desse exame. “O hospital precisava muito de um equipamento que realizasse exames como esse. Ele deve contribuir com mais agilidade no diagnóstico dos pacientes. Isso é benéfico para nossa demanda de atendimentos”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 14h19 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 28°

27° Sensação
15 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias