Domingo, 20 de Setembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Agravamento

Hospital de Campanha será ativado a qualquer momento em Marechal Rondon com 19 leitos

Leitos da UPA e Hospital Municipal estão praticamente todos ocupados

10/09/2020 16h52 Atualizada há 1 semana
Por: Jadir Zimmermann
Hospital de Campanha no Centro de Eventos.
Hospital de Campanha no Centro de Eventos.

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon comunicou através de nota, que a qualquer momento será obrigada a ativar o Hospital de Campanha junto ao Centro de Eventos. O motivo é alta de casos do novo coronavírus na cidade e a lotação dos leitos na UPA e no Hospital Municipal.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Segundo a Secretaria de Saúde, o relaxamento das medidas de distanciamento e demais cuidados está provocando um aumento de casos na cidade. Nesta quinta-feira (10) já são 79 os casos ativos da doença, 18 a mais em relação a ontem (9). O total de casos chega a 458, sendo que 375 são considerados recuperados e houve 4 óbitos. 

Inicialmente será aberta uma ala com 19 leitos, cujos profissionais já estão escalados para atuar.  

Nota da Secretaria de Saúde

A situação que parecia tranquila em relação à pandemia do novo coronavírus, em Marechal Rondon, nesta semana se agravou. O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde registrou um aumento considerável de notificações e casos confirmados da Covid-19. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital Municipal estão com seus leitos, praticamente, todos ocupados. Grande parte dos pacientes é em virtude da Covid-19.

O que se percebeu nos últimos dias foi um descuido de parte da população, com relação às recomendações de distanciamento e cuidados para evitar a proliferação do vírus. E isso pode ser confirmado nos boletins diários. Ontem, dia 09, eram 61 casos ativos no município. E hoje, dia 10 de setembro, são 79.

Diante da situação, após reunião do COE (Centro de Operações Emergenciais), e após reuniões da equipe técnica da Secretaria de Saúde, decidiu-se que a qualquer momento o Hospital de Campanha, instalado no centro de eventos, no parque de exposições de Marechal Rondon, poderá ser aberto, ou seja, deverá receber os primeiros pacientes. Deverá ser aberta inicialmente, uma ala com 19 leitos. A equipe de profissionais já está escalada e pronta para atuar.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, na manhã desta quinta-feira, se reuniu com as equipes pedindo a sensibilização dos profissionais para este momento, que já pode ser considerado crítico para a saúde pública, frente aos números preocupantes apresentados nos últimos dias.

“Vínhamos com uma conscientização da comunidade, que sabia da importância de manter os hábitos de distanciamento e demais cuidados necessários. Mas, parece que nos últimos dias, muita gente esqueceu que a pandemia ainda assola o planeta inteiro. Os números apresentados nesta semana são em decorrência de descuido de uma parte da população. Esse panorama tente a piorar, haja vista o grande movimento de pessoas registrado, principalmente no final de semana passado. Os sintomas, dos infectados no final de semana, devem começar a aparecer de hoje em diante. Teremos dias de bastante apreensão e dificuldades na saúde pública rondonense. Estamos vigilantes no acompanhamento e monitoramento dos dados, no entanto, volto a dizer, necessitamos da colaboração, da conscientização e da responsabilidade social de todos. A Secretaria de Saúde não conseguirá controlar e equilibrar os números sem que todos os cidadãos façam a sua parte”, enfatizou Marciane.

Secretaria de Saúde

Marechal Rondon, 10 de setembro de 2020.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 14h47 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 22°

21° Sensação
22.4 km/h Vento
31.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias