Sexta, 23 de Outubro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Polêmica

Levantamento arqueológico contratado pela Copel gera apreensão no interior de Rondon

Objetos que podem ser de povos antigos foram encontrados na região da Linha Baitaca durante marcação de área para implantação de redes de alta tensão

17/09/2020 17h49
Por: Jadir Zimmermann
Escavações e marcações foram realizadas no local
Escavações e marcações foram realizadas no local

A presença de pessoas realizando escavações e marcações em áreas de terra na região da Linha Baitaca, interior de Marechal Cândido Rondon, vem causando apreensão na comunidade local. Uma informação que circula nas redes sociais dá conta de que foram encontrados vestígios de povos indígenas na região.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Alertado sobre o fato, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon buscou mais informações a respeito, constatando que realmente havia pessoas realizando levantamentos nesta região do município. Segundo o presidente do Sindicato, Edio Chapla, foi apurado tratar-se de uma empresa terceirizada da Copel para levantamentos arqueológicos para fins de licenciamento ambiental. 

Segundo ele, isso foi confirmado pelo Sindicato junto a própria Copel, que estaria realizando um levantamento para a implantação de nova rede de alta tensão na área, obrigando este tipo de levantamento.  A informação é que de fato foram localizadas algumas antiguidades na área. 

Edio Chapla orienta os agricultores que sempre exijam devida identificação de quaisquer pessoa que queira adentrar à propriedade rural. Um dos motivos da polêmica levantada foi justamente a falta de comunicação entre a empresa que realizou os levantamentos com os proprietários da área. 

O texto que circula nas redes sociais diz o seguinte:

ALERTA:..Em Marechal Cândido Rondon, na data e ontem e hoje tem um grupo de fora, fazendo marcações e dizendo que foi encontrado objetos indígenas...estamos passando para alertar aqueles que moram na região de Marechal e até mesmo a nossa região no geral para ficarem atentos e impedirem a presença desses sujeitos, eles estão demarcando áreas com bandeiras e dizendo se tratar de área indigena. Quando tiver novas informações compartilho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 18h43 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

30° Sensação
10 km/h Vento
43.4% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias