Segunda, 26 de Outubro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Região

Acimacar e Conselho da Mulher apresentam programação "Outubro Rosa 10 Anos"

Em 2020, a iniciativa "Um Toque Pela Vida" celebra 10 anos de existência em Marechal Cândido Rondon, ressaltando a importância do autoexame e mamografias periódicas para diagnóstico precoce do câncer de mama e aumento das chances de cura.

25/09/2020 13h39
Por: Da redação Fonte: Assessoria
A agenda já iniciou em 21 de setembro, quando começaram as vendas das máscaras comemorativas que, neste ano, substituem as camisetas, mas continuam a apresentar o slogan, logomarca e a cor rosa – identidade visual da campanha em todo o mundo
A agenda já iniciou em 21 de setembro, quando começaram as vendas das máscaras comemorativas que, neste ano, substituem as camisetas, mas continuam a apresentar o slogan, logomarca e a cor rosa – identidade visual da campanha em todo o mundo

Para celebrar os dez anos da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida e continuar a conscientizar a população sobre a importância do autoexame das mamas, realização de mamografia e outros exames periodicamente para diagnóstico precoce ao câncer de mama, o Conselho da Mulher Empresária e da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) lançam uma programação especial para o mês de outubro.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

A agenda já iniciou em 21 de setembro, quando começaram as vendas das máscaras comemorativas que, neste ano, substituem as camisetas, mas continuam a apresentar o slogan, logomarca e a cor rosa – identidade visual da campanha em todo o mundo.

"A máscara foi escolhida para substituir as camisetas neste ano porque o acessório tornou-se indispensável no combate a pandemia do Covid-19. Mais do que isso, ela representa o cuidado que devemos ter conosco e com o próximo", explica a coordenadora da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, Maira Ludwig Rossetto.

Os interessados em apoiar a causa podem adquirir as máscaras nas empresas Sandra's Confecções, Raquel Malhas e Marcelo Uniformes, ao valor de R$ 10. Assim como nos anos anteriores, parte do valor arrecadado será doado ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).

"Diante da situação que estamos vivendo neste ano, debatemos muito sobre como e o que fazer para celebrar os dez anos da campanha. Por conta dos reflexos econômicos da pandemia, tivemos o receio de não ter a adesão esperada com a venda das camisetas, por isso definimos pela venda das máscaras, que igualmente passam a mensagem da campanha e tem um preço acessível a todos que queiram contribuir com o Outubro Rosa", complementa a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Sandra Rieger.

O conselho incentiva a população para que, durante o mês de outubro, vista as camisetas das edições anteriores da campanha Um Toque Pela Vida como forma de chamar a atenção da comunidade para a mensagem do Outubro Rosa.

"Nesses dez anos, já doamos mais de R$ 70 mil à Uopeccan com o apoio da população rondonense na compra das camisetas. Neste ano, com a comercialização das máscaras, esperamos continuar aumentando esse valor, por isso, para que mais pessoas possam ter acesso ao acessório e contribuir com a campanha, as máscaras podem ser adquiridas nesses três pontos de venda e repassadas pelo mesmo valor aos consumidores", enfatiza Sandra.

 

Caminho certo

Para a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, a celebração dos dez anos da campanha "Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida" proporciona às conselheiras e a todas as pessoas envolvidas no projeto um sentimento de que estão no caminho certo. "Especialmente os inúmeros relatos que recebemos desde a primeira edição da campanha nos fazem ter esse sentimento de ver que todo o trabalho e esforço valem a pena. Foram inúmeras mulheres que participaram de alguma ação do Outubro Rosa e, incentivadas pelas informações, fizeram o autoexame, buscaram auxílio médico, descobriram o câncer, se trataram e se curaram por conta do diagnóstico precoce", comenta.

Sandra enfatiza que, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, outra bandeira da campanha é a solidariedade, vista por meio do envolvimento da população nas doações feitas ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). "Este é um hospital sem fins lucrativos que tem ajudado inúmeras pessoas da nossa comunidade e de toda a região no tratamento gratuito contra diversos tipos de câncer", detalha.

A campanha Um Toque Pela Vida é uma das principais bandeiras do Conselho da Mulher Empresária e todas as integrantes do grupo participam ativamente da campanha todos os anos. O trabalho das conselheiras em reinventar a campanha a cada ano, pontua Sandra, é um grande desafio. "Inovar na forma de fazer o Outubro Rosa é muito importante porque precisamos encontrar formas de chamar a atenção da população para o autocuidado. A venda das camisetas, por exemplo, é algo que vem desde a primeira edição e deu muito certo. Além de colorir a cidade de cor de rosa e lembrar sobre a campanha e seus objetivos, é por meio da venda das peças que conseguimos ajudar financeiramente a Uopeccan", lembra.

A cada ano, um design diferente é criado para as camisetas, com o intuito de conseguir a comercialização das peças e a consequente doação do lucro ao Hospital do Câncer. "Além disso, fizemos diversas outras ações nesses dez anos, desde palestras, shows, desfiles, passeios ciclísticos, corridas, caminhadas, chás, entre outras ações planejadas durante muito tempo dentro do Conselho da Mulher Empresária", aponta Sandra.

O sentimento de que valeu a pena planejar e fazer acontecer o Outubro Rosa vem por meio de frutos colhidos na comunidade. Um deles é o Grupo de Apoio Elis Regina, que surgiu pelo envolvimento das mulheres com câncer com a campanha. "São mulheres que tiveram ou têm algum tipo de câncer que participam do grupo. Elas trocam ideias, experiências e se ajudam dentro dessa luta contra o câncer, apoiando umas às outras", destaca.

Além do Grupo de Apoio, outros frutos colhidos pelo Conselho da Mulher Empresária com a campanha são os inúmeros relatos de mulheres que, incentivadas pelas ações do Outubro Rosa, fizeram o autoexame e detectaram o câncer precocemente e hoje estão curadas. "Ainda que tivéssemos apenas uma pessoa que conseguiu se curar por conta das nossas ações, já teria valido a pena todo o nosso esforço. Mas felizmente são inúmeras pessoas que conseguimos tocar o coração e incentivar o autoexame, a busca por auxílio médico para o diagnóstico e tratamento", expõe.

Sandra ressalta que o engajamento de toda a população nas ações desenvolvidas nesses dez anos é também essencial, já que é por meio da compra de camisetas e doações que é possível auxiliar financeiramente a Uopeccan. "É um gesto de amor e solidariedade. Nossa comunidade sempre foi parceira nesta iniciativa e temos a certeza de que continuará sendo. Esse envolvimento nos dá ânimo e força para continuar trabalhando e é extremamente recompensador ver que todo nosso empenho valeu a pena", conclui Sandra.

 

Programação

Como parte da programação do "Outubro Rosa 10 anos", as conselheiras do Conselho da Mulher Empresária já marcaram presença, durante esta semana, em programas de rádio e no Facebook para lançar a programação deste ano, bem como divulgar a trajetória da campanha "Um Toque Pela Vida".  

Dando continuidade às ações, nos dias 10 e 17 de outubro (sábado), acontecerá uma blitz nos supermercados de Marechal Cândido Rondon das 8h30 às 13 horas, para arrecadação de litros de leite longa vida.

"Fizemos uma pesquisa junto a Uopeccan e eles tem uma grande demanda de leite tanto no hospital quanto na Casa de Apoio, que recebe pacientes acompanhantes que moram em outras cidades no período em que fazem o tratamento. Pedimos a colaboração da população para a arrecadação das caixas de leite longa vida que, posteriormente, serão doados ao hospital para auxiliar nessa assistência que eles oferecem a toda comunidade regional", ressalta Sandra. 

 

Entrevista com Wilson Riedlinger

Já no dia 19 de outubro (segunda-feira), às 7h30, a convite do Conselho da Mulher Empresária, o diretor de Relações Públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger estará no programa Picolo Esporte Notícias, transmitido pelo Facebook.

Durante a entrevista, Riedlinger irá abordar aspectos gerais sobre o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura, bem como sobre o trabalho da Uopeccan na região Oeste do Paraná.

 

Live do Bem

O encerramento das ações do Um Toque Pela Vida de 2020 acontece no dia 23 de outubro (sexta-feira), com a "Live do Bem", às 19h20, com transmissão pelas páginas Facebook Paraná Mídias TV, Picolo Esporte e Notícias e dos parceiros Acimacar, Uopeccan e OutubroRosa.MCR.

No evento, será apresentada uma retrospectiva dos dez anos da campanha em Marechal Cândido Rondon, além da apresentação musical da Orquestra Municipal de Sopros e da dupla Douglas e Ana Paula. "Durante a live, a população também poderá fazer doações em dinheiro que serão totalmente direcionadas à Uopeccan", menciona Sandra.

A coordenadora do Outubro Rosa reforça que o conselho tem a certeza de que, assim como nos anos anteriores, a comunidade terá participação ativa na compra das máscaras, doação de leite longa vida e de recursos financeiros. "Todos os anos tivemos a felicidade de contar com um grande engajamento da população e temos certeza de que não será diferente neste ano. Estamos muito felizes em poder realizar esta programação que, apesar de não ser como esperávamos, vai nos permitir alcançar nosso objetivo principal de chamar a atenção da população para o autocuidado, autoexame, diagnóstico precoce e aumento das chances de cura, além da solidariedade e do amor ao próximo com as doações à Uopeccan", conclui Maira.

 

Serviço: Campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida – 10 Anos

Realização: Conselho da Mulher Empresária e Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar)

Programação

21/09 – Início das vendas de máscaras comemorativas ao valor de R$ 10 – Sandra's Confecções, Raquel Malhas e Marcelo Uniformes

24/09 – Participação do Conselho da Mulher Empresária nas Rádios Difusora e Educadora, falando sobre a programação da campanha Outubro Rosa – 10 Anos e a trajetória do movimento rondonense

25/09 – Lançamento oficial da campanha "Outubro Rosa – 10 Anos" no programa Picolo Esporte Clube, com transmissão pelo Facebook, às 7h30

10/10 e 17/10 – Blitz nos supermercados rondonenses para arrecadação de leite longa vida, das 8h30 às 18 horas

19/10 – Entrevista com o diretor de Relações Públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger, no Picolo Esporte Clube, às 7h30, com transmissão pelo Facebook. Serão abordados aspectos gerais sobre o câncer de mama e importância do diagnóstico precoce, bem como sobre o trabalho da Uopeccan na região Oeste do Paraná

23/10 – "Live do Bem" marcando o encerramento da campanha "Outubro Rosa – 10 Anos", com uma retrospectiva das ações do movimento Um Toque Pela Vida, apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e da dupla Douglas e Ana Paula. A transmissão acontecerá pela página do Facebook do Paraná Mídias TV, Picolo Esporte e Notícias e dos parceiros Acimacar, Uopeccan e OutubroRosa.MCR

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 07h08 - Fonte: Climatempo
18°
Chuva

Mín. 18° Máx. 25°

18° Sensação
27.1 km/h Vento
62.5% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias