Quarta, 21 de Outubro de 2020
(45) 99102-6309
Política Eleições 2020

Ministério Público se manifesta contra registro da candidatura de Sauer

Ele não está filiado a partido político, exigência prevista em lei para ser candidato a qualquer cargo eletivo

16/10/2020 15h06
Por: Jadir Zimmermann
Vanderlei Sauer: candidatura sob xeque
Vanderlei Sauer: candidatura sob xeque

Se depender do entendimento do Ministério Público, a corrida pelas 13 vagas à Câmara de Marechal Cândido Rondon terá um concorrente a menos. O promotor Marcus Vinicius Ferraz Homem Xavier manifestou-se contrário ao deferimento do pedido de registro da candidatura do atual vereador e até então candidato à reeleição, Vanderlei Sauer.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Apesar de Sauer constar na relação de candidatos a vereador inscritas pelo Democratas, ele não possui filiação partidária em nenhum partido político. E, segundo a legislação eleitoral, o cidadão que queira ser candidato a qualquer cargo público precisa estar filiado a partido político pelo menos seis meses antes da eleição.

Militares de um modo geral, não podem ser filiados a partido político, mas podem concorrer a cargo eletivo. Após assumir o cargo ao qual foi eleito, o militar vai para a reserva (aposenta-se). A partir deste momento, deixa a condição de militar e passa a ter a filiação partidária para poder concorrer a cargo eletivo. 

Por isso, no entendimento do promotor, a situação que existia no pleito de 2016, quando Sauer foi um dos eleitos,  no seu caso deixou de existir para a eleição deste ano. Por isso, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo indeferimento do pedido de registro de candidatura.

Sauer, na sua defesa, argumentou com cópias de matérias jornalísticas, que sempre atuou partidariamente, mas o promotor diz que o simples fato de demonstrar que participa de grupo partidário não se confunde com a condição legal e formal de filiado. 

O processo segue agora para a deliberação do juiz eleitoral da 121ª Zona, que decidirá se Sauer pode ou não pode ser candidato a vereador. 

CLIQUE AQUI e veja a manifestação do promotor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog do Jadir
Sobre Blog do Jadir
Jornalista, diretor de conteúdo do Preto no Branco
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 18h05 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

29° Sensação
11.3 km/h Vento
38.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias