Terça, 24 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Crise Econômica

Pais ‘migram’ para a rede municipal de ensino

Estima-se de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná é que, neste ano de 2020 ela ultrapasse os 30%.

24/10/2020 08h06
Por: Tissiane Merlak
Neste período o Município recebeu 329 alunos advindo da Rede Particular, por meio de transferência
Neste período o Município recebeu 329 alunos advindo da Rede Particular, por meio de transferência

As aulas online têm trazido dor de cabeça para muitos cascavelense. De um lado pais que precisam trabalhar fora e ajudar os filhos, de outro professores que estão ‘se virando nos 30’ pra dar conta de tudo. E, no meio de tudo isso, estão as escolas da rede particular, que na última semana foram autorizadas a retornar as aulas presenciais por um decreto municipal.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Reflexo dessa confusão toda é a questão econômica. Além de precisar reduzir o valor das mensalidades por conta da pressão dos pais que necessitaram contratar babás ou mesmo professores particulares para auxiliar seus filhos, as escolas estão lutando contra um grande problema: a inadimplência.

Estima-se de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná é que, neste ano de 2020 ela ultrapasse os 30%. Paralelo a queda na arrecadação, as unidades de ensino também estão precisando lidar com as transferências.

Conforme a Secretaria de Educação de Cascavel, em março deste ano a Rede Municipal contava com 30.413 alunos matriculados e na última estatística, do mês de setembro, o número era de 31.052. Neste período o Município recebeu 329 alunos advindo da Rede Particular, por meio de transferência.

A reportagem do Preto no Branco questionou o município se existe fila de espera, assim como há nos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) no que diz respeito às escolas.

Segundo a Secretaria entre as escolas é possível que tenha lista de espera nos casos em que os pais querem uma escola ou turno específico, mas não há falta de vaga. Em casos assim a criança é matriculada na escola mais próximas e/ou no turno disponível e a lista de espera é pela vaga nas condições pretendidas pela família.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 03h21 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

19° Sensação
19.3 km/h Vento
57.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias